Nesta quinta-feira o Senado aprovou o projeto de lei que dá a opção aos clubes de se adaptarem ao modelo de gestão de empresas. As instituições que aderirem poderão atrair investidores e estabelecer medidas de governança, controle e transparência. O autor do projeto é Rodrigo Pacheco, presidente do Senado..
O projeto cria a Sociedade Anônima do Futebol(SAF), um modelo que concede aos clubes várias possibilidades para obter recursos. Entre elas está a emissão de ações, debêntures, títulos ou valor mobiliário sob regulação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O presidente do Cruzeiro Sérgio Santos Rodrigues já afirmou que aguarda a aprovação do projeto para dar inicio a transformação do Cruzeiro em clube-empresa. Segundo ele será um favor importante na reconstrução do Cruzeiro, que vive sua pior crise financeira da história.
Atualmente no Brasil, os clubes seguem o modelo de gestão de associação sem fins lucrativos. Com a mudança legislativa, pessoas físicas, jurídicas e fundos de investimentos poderão participar da gestão. Em Minas Gerais, o América também se interessa pela mudança do modelo. O projeto de lei agora segue para análise na Câmara dos Deputados.
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.