Os 5 melhores momentos do Cruzeiro

Cruzeiro
Foto: Staff Images

O Cruzeiro é um dos maiores clubes do futebol brasileiro, com uma história repleta de títulos, craques e momentos memoráveis. Neste texto, vamos relembrar os cinco melhores momentos do Cruzeiro, segundo a nossa análise. Afinal, torcedores e apaixonados por futebol procuram informações e onde assistir a jogos de futebol, de vários times, inclusive do Cruzeiro.

Claro que existem muitos outros que poderiam entrar nesta lista, mas escolhemos os que consideramos mais marcantes e emocionantes. Vamos lá?

A primeira Libertadores (1976)

O Cruzeiro conquistou a sua primeira Copa Libertadores da América em 1976, após uma campanha invicta e com um time que entrou para a história. Comandado pelo técnico Zezé Moreira e liderado pelo craque Dirceu Lopes, o Cruzeiro tinha ainda nomes como Raul, Nelinho, Piazza, Palhinha e Jairzinho. Na final, o Cruzeiro enfrentou o River Plate da Argentina, que tinha o jovem Daniel Passarella.

No primeiro jogo, em Buenos Aires, o Cruzeiro venceu por 4 a 1, com gols de Palhinha (2), Jairzinho e Joãozinho. No segundo jogo, em Belo Horizonte, o River Plate devolveu o placar e levou a decisão para os pênaltis. Na cobrança decisiva, o goleiro Raul defendeu o chute de Perfumo e garantiu o título inédito para o Cruzeiro.

A Tríplice Coroa (2003)

Em 2003, o Cruzeiro fez uma temporada histórica e conquistou três títulos importantes: o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vez que um clube brasileiro conseguiu esse feito.

O time era treinado por Vanderlei Luxemburgo e contava com jogadores como Gomes, Maicon, Cris, Alex, Deivid e Aristizábal. O Cruzeiro dominou as três competições com um futebol ofensivo e envolvente, marcando 182 gols em 102 jogos. No Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro foi campeão com 100 pontos, 13 a mais que o vice-líder Santos.

A segunda Libertadores (1997)

O Cruzeiro voltou a conquistar a Copa Libertadores da América em 1997, 21 anos depois do primeiro título. O time era dirigido por Paulo Autuori e tinha como destaques Dida, Sorín, Gonçalves, Donizete e Marcelo Ramos.

Na final, o Cruzeiro enfrentou o Sporting Cristal do Peru, que tinha Flávio Maestri e Nolberto Solano. No primeiro jogo, em Lima, o Cruzeiro venceu por 1 a 0, com gol de Elivélton. No segundo jogo, em Belo Horizonte, o Cruzeiro empatou por 0 a 0 e levantou a taça novamente.

A primeira Copa do Brasil (1993)

O Cruzeiro conquistou a sua primeira Copa do Brasil em 1993, após eliminar times como Flamengo, Palmeiras e Internacional. O time era comandado por Carlos Alberto Silva e tinha jogadores como Paulo César Borges, Célio Lúcio, Ademir, Roberto Gaúcho e Nonato. Na final, o Cruzeiro enfrentou o Grêmio.

No primeiro jogo, em Porto Alegre, o Cruzeiro perdeu por 2 a 1, com gol de Nonato. No segundo jogo, em Belo Horizonte, o Cruzeiro venceu por 2 a 1 no tempo normal, com gols de Roberto Gaúcho e Cleison. Na prorrogação, o Cruzeiro marcou mais dois gols com Roberto Gaúcho e Nonato e ficou com o título.

A quarta Copa do Brasil (2018)

O Cruzeiro se tornou o maior campeão da Copa do Brasil em 2018 ao conquistar o seu sexto título da competição (os outros foram em 1996, 2000 e 2003). O time era treinado por Mano Menezes e tinha jogadores como Fábio, Dedé, Henrique, Thiago Neves e Arrascaeta. Na final, o Cruzeiro enfrentou o Corinthians de Jair Ventura, que tinha Cássio, Fagner, Jadson e Romero.

No primeiro jogo, em Belo Horizonte, o Cruzeiro venceu por 1 a 0, com gol de Thiago Neves. No segundo jogo, em São Paulo, o Cruzeiro venceu por 2 a 1, com gols de Robinho e Arrascaeta, que entrou no segundo tempo após voltar da seleção uruguaia.

O Cruzeiro fez uma campanha invicta e se sagrou hexacampeão da Copa do Brasil.

Estes foram os cinco melhores momentos do Cruzeiro, na nossa opinião. E você, concorda com a nossa lista? Quais outros momentos você incluiria? Deixe o seu comentário e compartilhe este texto com os seus amigos cruzeirenses. Obrigado pela leitura e até a próxima!