Famosos futebolistas do Cruzeiro que jogaram na Europa

A história do Cruzeiro no futebol brasileiro começa de verdade após a conquista da Taça Brasil em 1966. Ao vencer o Santos de Pelé por 6 a 2 na final, a Raposa começou a ganhar destaque e mostrou que também é capaz de revelar jogadores para o Brasil, bem como para o futebol europeu.

Nas análises do futebol europeu o que chama a atenção é a presença de jogadores cruzeirenses entre os principais nomes na Europa. Para relembrar craques que começaram a jornada na Raposa e ganharam destaque em ligas europeias, relembre alguns nomes que foram decisivos no velho continente.

Ronaldo

foto via: Pinterest

A carreira profissional de Ronaldo começou de verdade no Cruzeiro em 1993. Após duas temporadas na Raposa, o Fenômeno foi transferido para o futebol holandês, onde passou dois anos jogando pelo PSV. Após o sucesso na Holanda, Ronaldo seguiu para o Barcelona, passou pela Inter de Milão e marcou história no Real Madrid.

Por fim, Ronaldo entrou pra lista de outros grandes futebolistas mundiais encerrando a sua passagem pela Europa quando jogou pelo Milan antes de voltar ao Brasil e passar 3 temporadas no Corinthians. Em sua carreira pela Europa, Ronaldo conquistou uma Europa League, 2 Ligas Espanholas, 1 Copa del Rey, 2 Supercopas da Espanha e 1 KNVB Beker.

Belletti

Outro atleta que foi formado no Cruzeiro e se destacou no futebol europeu foi Juliano Belletti. O lateral começou a sua carreira na Raposa e passou pelo São Paulo e pelo Atlético-MG antes de seguir para a Europa. Belletti foi para o Villarreal e ficou 2 temporadas no clube espanhol, sendo contratado pelo Barcelona.

Belletti jogou pelo Barcelona por 3 temporadas e foi transferido para o futebol inglês. Na Inglaterra, Juliano jogou pelo Chelsea e, por fim, foi transferido para o Fluminense, onde encerrou sua carreira profissional. Ao longo de sua história, Belletti ganhou 1 Liga dos Campeões, 2 Ligas Espanholas, 1 Liga Inglesa e 2 Copas da Inglaterra, reforçando sua história vitoriosa no futebol europeu.

Maicon

foto via Pinterest

A carreira de Maicon começou no Criciúma, mas o lateral direito ganhou espaço profissional mesmo no Cruzeiro em 2001. O craque chegou por empréstimo no ano anterior e, na temporada seguinte, assinou com a Raposa onde ficou por 4 temporadas até ser transferido para o Monaco em 2004.

Maicon jogou duas temporadas no Monaco antes de seguir para a Inter de Milão. Foi no clube italiano que Maicon ganhou maior destaque. Afinal, na temporada 2009/10, o lateral direito conquistou a Liga dos Campeões, um dos principais títulos de sua carreira no futebol europeu.

Além da conquista da principal competição do futebol europeu, Maicon conquistou o Mundial de Clubes quando a Inter de Milão venceu o TP Mazembe na final por 3 a 0. Antes de voltar ao Brasil, o lateral direito passou pelo Manchester City e Roma. No Brasil, Maicon jogou pelo Avaí em 2017, Criciúma em 2019, Vila Nova em 2020 e em 2021 voltou ao futebol italiano jogando pelo Sona Mazza antes de seguir para o Tre Penne de San Marino.