Após longa briga na justiça, Dedé e Cruzeiro chegaram a acordo recentemente e rescindiram seu contrato, deixando o zagueiro livre no mercado para assinar com qualquer clube.
Em entrevista para o Esporte Espetacular na Globo, o jogador disse que carinho pelo clube não muda, apesar de todo momento conturbado vivido entre jogador e diretoria, após o rebaixamento.
“O que eu tenho de sentimento pelo clube é uma coisa muito grande, inexplicável, que vai ficar marcado pro resto da minha vida, dentro do meu coração. É o clube que eu vou amar, amar mesmo como eu amo, eternamente.”

O jogador ainda afirmou que poderia ter ajudado na reta final do Campeonato Brasileiro de 2019, que terminou com o rebaixamento do clube, mas que momento extracampo contribui para o mal momento do time em campo.
“Eu acho que na reta final ali, eu poderia ajudar muito, só que eu machuquei. Mas foi triste por tudo que eu passei, ver um clube que é o Cruzeiro no estado que tava, pessoas, que poderiam ajudar naquele momento, atrapalhando. Falei: “Cara, eu entrei aqui era uma coisa só, era só um clube, tudo com mesmo foco, com mesmo objetivo e hoje tá isso.”(…) Poderia ser evitado (rebaixamento). Como? Ah, cara, por união ali. Não por atletas, não por dirigente. mas as coisas que estavam acontecendo por fora, questão de um querer o mal do outro e tal…prejudicou muito o clube”.
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.