Cruzeiro
Foto: Divulgação/Bunrley

Ex-Cruzeiro se torna o primeiro brasileiro da história de gigante inglês

Em recente entrevista ao Premier League Brasil. Vitinho, revelado na base do Cruzeiro, fala sobre as suas expectativas para a próxima temporada, agora na elite do futebol inglês.

Na temporada passada, o brasileiro foi campeão da Championship ( segunda divisão inglesa) sendo titular do time comandado por Kompany ( ex jogador) que utilizou o ex-Cruzeiro, em várias funções diferentes, tornando o jogador uma peça importante para o clube.

O lateral saiu do Cruzeiro com apenas um jogo disputado pelo profissional, em 2018. Na época com 18 anos, ele foi negociado com o Brugge da Bélgica. Clube em que permaneceu até o ano passado, quando foi transferido para o Burnley da Inglaterra. Terminando a temporada com 35 jogos disputados, apenas 2 derrotas,3 gols marcados e uma assistência. Na campanha vitoriosa e de título da equipe inglesa.

Cruzeiro
Foto: Icon Sports

O clube do leste do condado de Lancashire, Inglaterra. Possui 141 anos, é um dos times mais tradicionais do Futebol britânico. Possuindo 2 títulos do Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Super copas. Apesar disso, nunca contou com um jogador brasileiro em seu elenco, a revelação da raposa é o primeiro na história.

Sobre a sua saída do Cruzeiro e sua chegada no futebol europeu; Vitinho, respondeu o seguinte:

Fui para a Bélgica porque o intuito era ir depois para o Monaco. O clube que joguei na Bélgica, o Cercle Brugge, pertence ao Monaco. Então a ideia era passar uma ou duas temporadas lá e rumar para a França, mas infelizmente não deu certo porque minha adaptação à Europa foi difícil e demorada. Não joguei muito no segundo ano por causa de uma lesão também. Quando você sai de um time grande como o Cruzeiro, onde passei 12 anos, a minha infância toda, e vai para um time de menor expressão, de uma cultura e país totalmente diferente, você tem uma dificuldade. Você se pergunta: ‘O que eu estou fazendo aqui? O que aconteceu?’. Depois que passa, quando você vê as coisas fluindo, as dificuldades se tornam amadurecimento.

Vitinho

Perguntado sobre como aconteceu sua transferência e como se tornou o primeiro jogador brasileiro, e único, defendendo o Burnley. O ala disse:

Eu jogava na Bélgica e o Kompany trouxe bastante jogadores que estavam lá. Então costumo estar mais com eles porque falo francês. Consigo falar inglês também, mas tenho mais intimidade com quem joguei na Bélgica. O grupo aqui é muito bom. Os mais velhos me abraçaram quando cheguei aqui, todos te ajudam o tempo inteiro. Só tenho que agradecer. Não tem jogador vaidoso, todos entendem que é o importante é o grupo e o trabalho do dia a dia.

Vitinho

O jogador ainda falou sobre o que espera para a próxima temporada. Agora na elite do Futebol inglês, o jovem lateral fala sobre as suas projeções em relação aos futuros duelos contra adversários difíceis, além das expectativas do clube para o ano que se inicia.

Jogar a Premier League é o sonho de todo jogador. Depois da gente ter feito uma bela campanha na Championship, ter sido campeão e alcançar no objetivo, estou tentando aproveitar ao máximo para chegar pronto. Estamos tendo mudanças na equipe e estou treinando todos os dias. Quero chegar bem mentalmente e fisicamente para fazer um belo campeonato. Não pensamos em só fugir do rebaixamento. Pensamos em treinar e trabalhar todos os dias. Fazer a nossa parte, deixar a coisa fluir e sonhar com coisas maiores.

Vitinho

Sobre os confrontos individuais mais difíceis; Acho que vai ser o Gabriel Martinelli. Ele joga do meu lado do campo e ainda é brasileiro. Na estreia, também vou ter que encarar o Grealish. Com certeza já é o jogo mais difícil.

Vitinho

Vitinho participou da estreia do Burnley na atual temporada da Premier League contra o Manchester City. O jogo terminou 3 a 0 para o time de Manchester, que contou com 2 gols de Haaland e um de Rodri.

Cruzeiro pode buscar novos objetivos de acordo com cálculos realizados

Cruzeiro

No início da temporada de 2023, o Cruzeiro tinha como objetivo principal, permanecer na elite do futebol brasileiro. faltando apenas mais uma rodada para o fim do primeiro turno, estudo mostra que o Cruzeiro tem maior probabilidade de conquistar uma vaga para competições sul-americanas, do que ser rebaixado.

foto: Staff Images/Cruzeiro
foto: Staff Images/Cruzeiro

Segundo os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG. As chances do Cabuloso conquistar uma vaga na Sul-Americana é de 46,8%, neste momento. O time está na zona de classificação do torneio, com 24 pontos em 11º lugar. Com 6 pontos a menos que o Grêmio, último colocado na zona de classificação para Libertadores, a raposa tem 12% de chances de se classificar. A distância de seis pontos também é a mesma para o Santos, primeiro dentro da zona do rebaixamento. Entretanto as chances de uma queda é de apenas 7,9%.

O departamento de futebol adotou como meta os 53 pontos para a atual edição do Campeonato Brasileiro, que foram apresentados aos profissionais do clube no projeto esportivo para 2023. Para alcançar os 50% da meta, o time precisa vencer o Palmeiras fora de casa na última rodada do primeiro turno.