Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Cruzeiro tem 100% dos direitos de um jogador da base presente no elenco profissional

Desde o rebaixamento para a Série B, o Cruzeiro está em uma grave crise financeira. Como resultado para diminuir os problemas econômicos, o clube vendeu jovens atletas, onde gerou R$15,075 milhões de receita, dinheiro importante neste momento difícil. Atualmente somente um jogador que a Raposa tem 100% dos seus direitos no time profissional. Os demais, a Raposa tem percentuais com parceiros.

Então, o único jogador com 100% dos direitos econômicos ligados ao Cruzeiro é o zagueiro César. O atleta tem 19 anos, é natural de São Paulo, passou maior da sua formação na base celeste. Nesta temporada, o defensor foi integrado ao elenco profissional e já foi relacionado por Felipe Conceição.

Então, sobre os outros jogadores que passaram na base e estão no profissional, o clube divide os direitos com parceiros. No ano passado, a diretoria realizou algumas mudanças sobre divisão no percentual de atletas que continuam na Raposa. Exemplo é o lateral Matheus Pereira, no qual o Cruzeiro cedeu 10% e ficou com restante.

Percentual dos direitos econômicos dos jogadores da base que estão no time principal

Vitor Eudes (goleiro)70%
Lucas França (goleiro)80%
Geovane (lateral/zagueiro)60%
Kaiki (lateral)90%
Matheus Pereira (lateral)90%
Paulo (zagueiro)70%
César (zagueiro)100%
Wéverton (zagueiro)80%
Adriano (volante)60%
Nonoca (volante)60%
Marco Antônio (meia)70%
Stênio (atacante)70%
Thiago (atacante)70%
Zé Eduardo (atacante)85%
Fonte: GE/ Balanço

Atletas que estão fora do clube, mas o Cruzeiro ainda detém porcentagem

A Raposa negociou alguns atletas que manteve percentuais dos direitos financeiros. São eles: s zagueiros Fabrício Bruno (20%) e Edu (15%), e os meias Maurício (40%) e Caio Rosa (30%). Além disso, o clube também tem direitos sobre atletas que estão emprestados e que foram liberados do time. Vinícius Popó(100%) cedido ao Goiás, Alexandre Jesus(20%) que rescindiu com o clube, está no Fluminense e Jonathan Monteiro(30%) do Portimonense de Portugal.