Brasileiro Sub-17: Cruzeiro enfrenta o Fortaleza na última rodada da primeira fase

Cruzeiro

O Cruzeiro encara amanhã a equipe do Fortaleza fora de casa, às 15:00, no Centro de Treinamento Ribamar Bezerra, em Fortaleza. O time mineiro chega para essa última rodada com poucas chances de classificação, o clube nordestino já esta matematicamente desclassificado.

A competição funciona no seguinte formato: Na Primeira fase, os 20 times são divididos em dois grupos e se enfrentam dentro das chaves em turno único. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificam para as Quartas de final. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos vermelhos; 5) menos amarelos; 6) sorteio.

O Cruzeiro é o atual 5º colocado do Grupo B, com 3 pontos atrás do Santos, 4º colocado. Além de precisar de uma vitória diante do Fortaleza 8º colocado, o time celeste precisa torcer para uma derrota por goleada do Santos, ou vencer por uma diferença suficiente para superar o saldo de gols do time paulista, que está com 5 gols de diferença. Igualando assim, o número de vitórias e superando no quesito saldo de gols e gols pró.

Sul-Americana ou rebaixamento? Departamento de Matemática da UFMG avalia chances do Cruzeiro

A raposa vem fazendo uma temporada de brigar pelo meio da tabela do Campeonato Brasileiro. O time está nesse momento na 12ª posição na tabela, mesmo ficando oito partidas sem nenhuma vitória.

Com isso, o clube começa a ver que a temporada tem tudo pra ser de meio de tabela mesmo. Diante dos fatos, nossa reportagem traz as probabilidades do time na temporada.

Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo

Se o torcedor for mais otimista, ele começa a sonhar com uma vaga na próxima Copa Sul-Americana. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Cruzeiro possui nesse momento 35,4% de chances de classificar para o torneio continental.

Já a luta pelo rebaixamento, a raposa segue um pouco distante, apesar da sequência sem vitórias. Nesse momento, ainda segundo a UFMG, o Cruzeiro possui apenas 15,6% de chances de jogar a segunda divisão ano que vem.

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo

mais notícias do Cruzeiro