O Cruzeiro está de olho nas atualizações do projeto de lei que regulariza o clube-empresa no Brasil. O projeto criado por Rodrigo Pacheco já foi aprovado no Senado Federal e segue para Câmara dos Deputados para aprovação. Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro já afirmou diversas vezes na intenção de transformar o Cruzeiro em SA. Modelo que separa o futebol do clube social, além de viabilizar uma maior captura de recursos, deixando com que grandes empresários se tornem acionistas do Cruzeiro.
Mas esse modelo de gestão também pode causar grandes mudanças na identidade do time. A seguir contaremos a história do Áustria Salzburg, clube austríaco que precisou ser refundado por seus torcedores.
Austria Salzburg nasceu foi fundado em 1933 e se tornou um dos mais tradicionais clubes do futebol austriaco. Na década de 90 o clube conquistou três vezes a Bundesliga Austríaca e três Supercopas. Além de um vice campeonato da Copa da Uefa em 1994.
Em 2005 o clube foi comprado pela multinacional Red Bull e de princípio agradou os torcedores, que viram uma grande oportunidade do clube se tornar uma grande potencia europeia. Mas o que era um sonho acabou virando pesadelo. Os novos donos começaram uma série de mudanças na identidade do time, como o nome que passou de Austria Salzburg para Red Bull Salzburg, o escudo passou a ter a logomarca da empresa e até mesmo as cores do uniforme, que deixava de ser seu tradicional alvirroxo para virar alvirubro.
Logo após as diversas mudanças um grupo de torcedores fundou o movimento “IVW” (Inititive Violett-Weiß, a “Iniciativa Alvirroxa”) que abertamente eram contrários a essa mudança. Depois de 5 meses e longas reuniões, a última oferta da Red Bull foi que o goleiro reserva poderia usar as cores antigas do clube. E oficialmente no dia 5 de setembro de 2005 e a torcida de Salzburg se dividiu entre alvirrubros “progressistas” do Red Bull e os alvirroxos “tradicionalistas” do Áustria.
O movimento tradicionalista não aceitou as mudanças e correram atrás para manter as origens do clube vivas. Eles conseguiram refundar o clube com o antigo nome, as cores tradicionais e começaram da última divisão nacional. Eles conseguiram atrair muitos torcedores ao pequeno My Phone Stadium com capacidade para 1.500 torcedores. Toda luta para manter a tradição do time viva, durante os anos nas divisões menores muitos integrantes do movimento tiveram que jogar pelo clube, já que financeiramente o time ainda passava por dificuldades.
Tanto o Red Bull Salzburg quanto o Áustria Salzburg colocam em seus sites oficiais que a história do clube começou em 1933. Oficialmente o Red Bull Salzburg é o time fundado em 1933, já que “herdou” os títulos e a história do antigo clube mesmo sem o mesmo nome, cores e escudo. Já o Áustria Salzburg é oficialmente um clube novo, mas para o torcedor ele sempre esteve vivo e é o tradicional time fundado em 1933.
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.