O Cruzeiro anunciou a renovação, por mais seis meses, do seu Certificado de Clube Formador (CCF), expedido pela CBF. Isso significa que o clube cumpre todos os requisitos legais para a devida formação técnica e social de atletas na Toca da Raposa 1, centro de treinamento voltado para as categorias de base.
Adilson Batista, diretor-geral das categorias de base do Cruzeiro, explicou que esse certificado é de extrema importância para um clube como o estrelado, que tem como um dos pilares a revelação de atletas.
“A renovação do CCF é uma conquista muito importante para o clube, pois nos garante mais segurança na continuidade do projeto de formação nas categorias de base em todas as esferas, seja pelo ponto de vista do mercado do futebol ou de uma maior proteção jurídica. Um dos principais reflexos está na garantia de que os nossos jogadores estão recebendo toda atenção necessária de direitos humanos, segurança, saúde e performance”, disse.

Luiz Gustavo Sader, coordenador de Projetos e Processos do Futebol, explica que, com esse certificado, o Cruzeiro possui garantias especialmente jurídicas. “Além do reconhecimento pela estrutura de excelência do Centro de Treinamento da Raposa, o CCF traz um resguardo jurídico importante para o clube, propiciando garantias fundamentais aos clubes formadores”, explicou.
“Dentre elas, as principais são a garantia de que o Cruzeiro tenha proteção contra o aliciamento de atletas, a garantia do direito de preferência na celebração do primeiro contrato especial de trabalho desportivo do atleta profissional e na primeira renovação com os atletas. No fundo, o CCF garante os direitos e os deveres dos atletas e do clube formador para o desenvolvimento e formação de atletas e cidadãos”, concluiu.

Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.