Expulso no duelo com o Inter, o zagueiro Jonathan Jesus, do Cruzeiro, cumprirá suspensão contra o São Paulo. As equipes vão se enfrentar no domingo (13), às 17h30 (de Brasília), no Morumbi, pela 3ª rodada do Brasileirão.
O defensor do Cruzeiro recebeu cartão vermelho aos 20 minutos do primeiro tempo. Segundo o árbitro Marcelo de Lima Henrique (CE), corroborado pela equipe do VAR e pela chefe da cabine, Daiane Muniz, o camisa 34 tentou evitar uma “chance clara de gol” e, por isso, foi expulso.

Por causa do erro de arbitragem, a CBF decidiu afastar o árbitro Marcelo de Lima Henrique (CE) e a equipe do VAR pela expulsão de Jonathan Jesus. O advogado Marcelo Jucá, especialista em Direito Desportivo, falou sobre a possibilidade de reversão do cartão.
De acordo com Marcelo Jucá, ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), o cartão vermelho dificilmente seria suspenso. Isso porque o lance, na sua análise, se configura em um erro de fato.

“As decisões da equipe de arbitragem são definitivas e não passíveis de modificação pelos órgãos de justiça desportiva, ou seja, não são possíveis de ser alteradas de forma alguma. Existem apenas duas exceções: uma em caso de notório equívoco praticado pela equipe de arbitragem, e outra em caso de infração grave que tenha escapado da sua atenção. Com o VAR, essa segunda hipótese ficou um pouco afastada”, iniciou Marcelo.
“Temos um notório equívoco aplicado pela arbitragem? Para saber se isso ocorreu, temos que entrar no erro da aplicação da regra ou do fato? Nunca vi na história em um caso análogo a esse o cartão ser anulado. Esse pode ser o primeiro? Pode. O regulamento permite, existem brechas no regulamento. Ou o regulamento pode dizer de forma categórica que não se retira o cartão, que é o que me parece. Se foi um erro de direito, é possível anular a partida. Mas, o erro de fato, não. Pelo que vi na imagem, me pareceu um erro de fato”, completou Jucá.
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.