Cruzeiro

Cruzeiro investe nas redes sociais para obter lucro

O Brasil vive um cenário complicado em meio a pandemia do novo coronavírus no país. O futebol também foi afetado, principalmente com patrocínios e sem público. Dessa forma, o Cruzeiro utiliza as redes sociais para trazer mais engajamento e gerar lucro ao clube. Então, o superintendente de Inovação e Digital do Cruzeiro, Rodrigo Moreira, afirmou ao O Tempo, que trabalha um plataforma que indica o engajamento e o valor que pode ser alcançado com determinada publicação.

“Eu preciso dar visibilidade e alcance da nossa marca nas redes e qualquer projeto para que eu aumente a entrega para o meu patrocinador. Então, o que nós fizemos recentemente […] a gente tem uma plataforma internacional que o Cruzeiro é parceiro. Esta plataforma mapeia tudo que o Cruzeiro faz nas redes sociais e ela nos ajuda a tomar decisões baseada em métricas de engajamento, de alcance e comparando com outros clubes no mundo e no Brasil. Ela também diz para nós quanto custa e por quanto podemos vender algum ativo. A plataforma, inclusive, apresenta clientes que possam comprar isso de nós. O que temos feito no Digital? A gente tem lá o post que fazemos parabenizando ex-jogadores que fizeram aniversário. Mapeamos, por exemplo, quanto custaria se a gente vendesse isso, tipo: apresentado por empresa ‘x’. E pelo engajamento, pelas métricas da internet, a gente viu que a gente está perdendo receita porque algum patrocinador poderia estar pagando isso especificamente.”

Portanto, essa ação do clube tem o objetivo de trazer ganhos aos cofres. A vendas dos ativos das redes sociais do Cruzeiro, podem valer até R$ 10 milhões.

“Estamos em um momento comercial de buscar receitas destes ativos digitais que nunca foram valorizados pelo clube. Antigamente, o clube chegava e falava ‘ó, patrocínio aqui na minha camisa é R$ 10 milhões, R$ 5 milhões, R$ 2 milhões, R$ 100 milhões e o cara, de graça, levava a rede social. Hoje estamos vendo que a rede social é tão grande quanto o patrocínio esportivo. A gente avaliou a rede social inteira do Cruzeiro, pegando todas as redes do clube e vendendo todos os ativos, com uma auditoria que só faz isso para Milan, Real Madrid, Barcelona, e o ativo destas plataformas vale quase R$ 10 milhões. O que significa isso? O engajamento que a torcida tem nas redes sociais pode gerar para nós, se vendermos este ativo em totalidade, até R$ 10 milhões. Uma receita que era zero até o ano retrasado, que ninguém usava isso como ativo.”

Conforme o Ranking Digital de Clubes Brasileiros, o Cruzeiro é o nono clube com mais presença nas redes sociais, com o total de 7.503.930 seguidores.