O Cruzeiro acaba de anunciar recentemente mais um patrocinador para a equipe. Conforme anunciado em 05 de agosto, a MM Aluguel de Carros estampará sua marca na parte de trás do calção da equipe em 2022. Em 2023 a marca passará para dentro do número da camisa.
Além da MM Aluguel de Carros hoje o Cruzeiro conta com outros patrocinadores. Ocupando o principal espaço da camisa, se encontram os Supermercados BH. Adicionalmente PIXBET, Buser, Champion Watch, Cotton, Saudali também ocupam espaços no uniforme cruzeirense. No feminino, a Gerdau hoje estampa a camisa como patrocinador master.
Embora não ocupe o espaço principal da camisa hoje, como faz em diversos outros clubes, chama atenção o patrocínio da Pixbet. O movimento de sites de apostas esportivas patrocinando clubes brasileiros começou a crescer nos últimos anos e em 2022 atingiu seu ápice.
Ainda que no Brasil essa seja uma novidade, em outros países este movimento começou muito antes. Sites tradicionais como Betway e a Bet365 já estampavam sua marca em clubes ao redor do mundo. Alguns deles vão além de somente apostas esportivas, como é o caso do casino bet365, que trás outras modalidades como jogos de cartas, roletas e caça-níqueis online.
Os números são tão impressionantes que hoje dos 20 clubes da elite do futebol brasileiro, todos eles apresentam patrocínios de sites de apostas esportivas.
Voltando ao Cruzeiro, na “era Ronaldo” o clube tem conseguido aumentar bastante sua arrecadação de valores com publicidade. Se a fase tem sido excelente dentro de campo o mesmo pode se dizer do momento fora de campo em relação aos contratos de patrocínio que vêm surgindo para o clube.
No momento ainda existe a busca por um patrocinador master que venha a ocupar o espaço principal da camisa cruzeirense em valores mais elevados do que os pagos atualmente por Pedrinho Lourenço, dos Supermercados BH. Hoje o clube recebe cerca de 12 milhões por ano por este espaço. A ideia da nova gestão é a de arrecadar cerca de 20 milhões por esta cota, superando o rival Atlético-MG que hoje recebe cerca de 15 milhões de reais por seu patrocinador master, a casa de apostas Betano.
Entretanto, vale lembrar que Pedro Lourenço, dono da rede de supermercados BH além de patrocinador tem grande influência no Cruzeiro e a preferência para cobrir possíveis propostas que surjam e manter o espaço que ocupou na camisa do Cruzeiro pela primeira vez em 2015.
Sem estampar a marca na camisa, o Cruzeiro possui ainda outras parcerias e patrocinadores que estampam suas publicidades em placas e outras ações dentro do clube. Dentre as demais marcas listadas no site oficial do clube estão a Brahma, Poliana Cardoso – Alta Performance, e a Meta Life.
Vale lembrar que outro patrocinador é a atual fornecedora de material esportivo do clube, a Adidas, que chegou à toca da raposa em 2019 substituindo a Umbro. A empresa alemã possui contrato com o Cruzeiro até o ano de 2025, entretanto tem sido comum ouvir especulações sobre uma possível substituição pela Nike em um futuro próximo. O boato se explica, já que Ronaldo, atual dono da SAF cruzeirense, possui acordos de longa data com a marca.
Seja como for, o Cruzeiro hoje parece navegar em mares mais tranquilos do que nos últimos anos, dentro e fora de campo.
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.