É um fato que, após se tornar dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno trouxe ao clube celeste ainda mais visibilidade. Exemplo disso é que a Raposa foi uma das equipes escolhidas para integrar a Comissão Nacional de Clubes.
Um órgão que atuará como um intermediador entre as demandas dos times e o diálogo com a Confederação Brasileira de Futebol. Aliás, Fenômeno já pleiteou uma mudança para os torneios nacionais. A título de exemplo, divulgação de áudios da arbitragem.
“Temos que colocar áudios à disposição para times, mídia e torcedor para que cada um tome seu julgamento. Ótima oportunidade para entender o que acontece ali dentro. Seria muito bom para tentar entender cada lance, reclamação, amarelo. Fica um jogador falando que não falou nada e depois sai na súmula. Seria uma novidade importante”.
Ronaldo
Fenômeno ainda trouxe como exemplo o último clássico entre Cruzeiro x Atlético-MG, visto que, ao final do jogo, que terminou empatado em 1 a 1, jogadores de ambos os times reclamaram da forma como o árbitro do jogo, Paulo César Zanovelli, tratou os atletas.
Em suma, de acordo com relatos de Nikão e Hulk, o juiz se mostrou arrogante com os profissionais em campo.

Associação ou SAF: Quem paga a dívida do Cruzeiro por Rodriguinho na FIFA? Especialista responde; veja!

Se encerrou nesta última quinta-feira (24), o prazo para o Cruzeiro pagar os R$ 31 milhões ao Pyramids, do Egito, pela contratação de Rodriguinho, ainda em 2019. A SAF, comandada por Ronaldo Fenômeno, explicou que o débito é de responsabilidade da Associação, que por sua vez, não quis se pronunciar. Dessa maneira, de quem é a obrigação legal de pagamento? Em entrevista ao GE, o advogado Rafael Botelho analisou a situação.
“Na CNRD, todos os clubes que estão em Recuperação Judicial, tentando Recuperação Judicial ou Centralização de Créditos, dizem que não podem pagar as dívidas na CBF porque estariam priorizando credores, o que descumpriria regra da Recuperação. A CBF, até agora, não analisou um caso concreto, embora tenham 25, para dizer se aceita o argumento ou não. Na CBF há vários casos”.Rafael Botelho
“Na FIFA, um clube usou esse argumento, mas a FIFA puniu igual, e o clube teve que pagar. Usou o argumento de que não poderiam pagar para não desrespeitar o acordo com credores no Brasil, mas a FIFA condenou igual, e o clube teve que ir à Justiça para pedir autorização e pagar a dívida”.Rafael Botelho

“O Regulamento diz que o clube sucessor será considerado devedor. Com base nisso, o Cruzeiro SAF, o Botafogo SAF, o Vasco SAF – e todos os outros – certamente serão responsáveis pelas dívidas da Associação. O que os clubes alegam é que, como eles têm um plano de recuperação judicial, se eles derem prioridade para os casos da FIFA, eles vão descumprir o regulamento nacional”.
“Assim, vão pedir para a FIFA aceitar a nossa Lei em relação aos credores internacionais. A FIFA provavelmente não vai fazer isso. Não fez no passado, provavelmente não vai fazer agora”.Rafael Botelho
Vale ressaltar ainda que a Raposa corre grande risco de sofrer transfer ban em caso de não pagamento da dívida ao clube egípcio. A situação, no entanto, não seria imediata, em função de trâmites do processo ainda pela frente. A janela de transferências atual ficará aberta até o início de abril.
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.