Alexandre Mattos, atual CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional do Athletico-PR, que já passou pelo Cruzeiro, concedeu uma entrevista ao Portal iG e comentou sobre a saída do jogador da Raposa, Vitor Roque, que foi adquirido pelo clube paranaense durante a temporada 2022. Em suma, Mattos foi um dos executivos envolvidos na ida do atacante para o rubro-negro.
De antemão, Alexandre destacou que o Cruzeiro estava interessado em dois jogadores do Furacão e ainda havia algumas equipes brasileiras na disputa pelos jogadores. O dirigente então citou o fato, afirmando que o interesse inicial da negociação de Vitor Roque partiu da diretoria da Raposa.
“O Cruzeiro tinha interesse em dois jogadores nossos emprestados, tinha uma disputa ali com outras equipes, da Série B e da Série A, lembro que o Bahia estava muito forte em um dos jogadores”.
Alexandre Mattos

Ainda durante sua entrevista, o diretor citou a conversa que teve com Ronaldo Fenômeno, que inicialmente havia dito que o valor do atleta seria 10 milhões de euros, mas depois acabou pedindo mais (R$ 40 milhões), visto que já havia algumas dívidas para serem pagas no Cruzeiro.
“Eu tinha encontrado com Ronaldo uns 20 dias antes em Madrid, ele e o Paulo André. Eu elogiei muito o Vitor Roque ali para eles, eu acho um Fenômeno, continuo achando. Tem potencial para ser um dos grandes jogadores do Brasil e do Mundo e ali ele ligou falou: “Alexandre, vamos fazer o seguinte, eu não tenho condições de comprar o jogador mas me compra o Vitor Roque”.
Eu falei: “Ronaldo, há 30 dias atrás você me disse que era 10 milhões de euros”, ele falou: “Não, é o seguinte, eu tenho uns negócios aqui, transfer ban, me paga 40 milhões e me empresta os jogadores”, eu falei: “Olha, eu vou levar para o presidente Petraglia”, 40 milhões nós fizemos as contas ali, dava uns 8 milhões de euros, eu acho muito, mas eu vou conversar com o presidente Petraglia”.
Alexandre Mattos
“Liguei para o presidente e ele falou: “Alexandre, eu não pago 40 (milhões), mas eu pago alguma coisa dividida ali, vamos fazer o seguinte, liga ai, vê se o menino quer vim né”, liguei para o empresário do jogador e falei: “Olha, estava conversando com o Ronaldo e estou com intenção de trazer o menino para cá”, ele ligou para o menino e me retornou: “O menino falou que vai, só que é o seguinte, não paga 40 (milhões) Alexandre, porque a multa é 24 (milhões)”, pô, peguei o telefone e liguei para o Ronaldo”.
Alexandre Mattos
Por fim, Mattos ainda afirmou que após a compra de Vitor Roque, o Furacão ainda chegou a emprestar alguns atletas para o Cruzeiro e que também está aberta a relação com o clube rubro-negro.
“Eu fiz o negócio, eu paguei a multa, rigorosamente, depositei R$ 20 milhões e emprestamos jogadores ao Cruzeiro, até a mais que os dois depois e super aberta a relação nossa”.
Alexandre Mattos
Kalil, ex-presidente do Atlético-MG alfineta Cruzeiro ao questionar SAF’s: “Qual deu certo no futebol brasileiro?”

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) tem se tornado uma realidade no futebol brasileiro. No entanto, há muitas pessoas que ainda não concordam ou vêem benefícios na SAF. O ex-presidente do Atlético-MG, arquirrival do Cruzeiro, Alexandre Kalil, concedeu uma entrevista após a reunião do Conselho Deliberativo do alvinegro e questionou a ação no futebol brasileiro.
“Qual SAF que deu certo no futebol brasileiro? Estão tão aflitos para a SAF. E se a SAF tira a dívida do Atlético e separa para pagar em 30 anos, para quem vender o Diamond (Shopping), para pagar a dívida? Então tem que explicar muita coisa que está inexplicado”.Alexandre Kalil
Kalil ainda afirmou que a SAF não é essa maravilha toda que dizem. O ex-mandatário ainda destacou que o Botafogo foi o único time que disputou a elite do futebol brasileiro como empresa e conseguiu a classificação para a Copa Sul-Americana.
“A SAF não é essa maravilha não, a SAF é o seguinte, time de primeira divisão que tem SAF é o Botafogo, o Botafogo foi para a Sul-Americana”.Alexandre Kalil
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.