Cruzeiro
FOTO: THOMÁS SANTOS/STAFF IMAGES

Em busca de oportunidades no mercado, Cruzeiro recebe “chuva de nomes” para contratar

Desde o encerramento da Série B, competição pela qual o Cruzeiro se consagrou o campeão em 2022, o clube mineiro está no mercado em busca de jogadores que se encaixem na realidade do clube. Nesse contexto, segundo informações do GE, a comissão técnica contabiliza, pelo menos, receber (em média) 10 nomes quase que diariamente como sugestão, uma verdadeira “chuva de nomes”.

Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A análise é “multidisciplinar”, ou seja, com várias áreas que trabalham diretamente no futebol analisando. Em suma, elas são sugestões vindas internamente, de que acompanha o mercado, e também de oferecimentos realizados de agentes externos. Vários nomes têm surgido publicamente, mas muitos não avançam na busca.

Até porque, como já foi informado pelos próprios dirigentes da Raposa, o clube não irá extrapolar a parte financeira. Logo, está em busca de peças que se encaixem nas características buscadas para a posição em que os atletas atuam e para o modelo de jogo do técnico uruguaio Paulo Pezzolano.

Logo, a busca é por contratações certeiras, para evitar desperdício financeiro e obrigar uma nova busca no mercado.

Assim, nas oportunidades de mercado até o momento, o Cruzeiro fez proposta ao Atlético-GO pelo lateral direito Dudu e pelo meia Wellington Rato. A investida, no entanto, foi recusada, inicialmente, pelo time goiano. Mas o time de Ronaldo Fenômeno também busca reforços para outros setores, como a lateral esquerda e o ataque.

Elias explica função no Cruzeiro e dá detalhes de como é trabalhar com Ronaldo

Cruzeiro

Foto: Divulgação/Cruzeiro

Desde o início de 2022, o ex-jogador Elias trabalha na equipe de Ronaldo Fenômeno na gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro e do Real Valladolid, da Espanha. Em uma de suas raras entrevistas, o ‘braço direito’ do empresário explicou qual é a sua função na empresa que gerencia os dois clubes. 

Em síntese, Elias foi convidado por Ronaldo para integrar indiretamente o departamento de scouting – processo de observação e análise responsável por recolher informações individuais ou coletivas. No entanto, embora faça parte dos projetos da Raposa, ele nunca chegou a ser anunciado como funcionário do clube.

“Essa é a minha função: caçar jogador, dar minha opinião técnica e tática do que eu conheço um pouco do futebol”. 

“Quando recebi o convite do Ronaldo, eu ainda estava pensando em jogar, mas conversei com a minha família e optei por parar. Não anunciei, já comecei a trabalhar. Perdi um pouco o timing de anunciar aposentadoria. Mas já comecei a trabalhar e a caçar jogadores”.Elias

Elias também foi ex-companheiro de Ronaldo dentro das quatro linhas. Como jogador, ele teve passagens por Corinthians, Flamengo e Bahia, além do Atlético-MG. Na Europa, defendeu o Atlético de Madrid, na Espanha, e o Sporting, em Portugal.