Com o fim da Série B, marcado pelo título da competição, o Cruzeiro já começa a pensar no planejamento e reformulação do seu elenco pensando na temporada de 2023. E o principal desafio da diretoria. liderada por Ronaldo Fenômeno, sócio majoritário de 90% da SAF celeste, será montar uma equipe competitiva capaz de competir em bom nível na elite do futebol brasileiro do ano que vem, objetivo que o clube almejava desde a queda, no fim de 2019.

Dito isso, algumas coisas já começam a ser definidas na Toca da Raposa pensando no ano de 2023:
Saídas
O volante Willian Oliveira, que disputou 43 jogos no ano e foi peça importante em boa parte da Série B até se lesionar e perder posição para Filipe Machado. O jogador retorna ao Ceará, com quem tem contrato também até o fim do ano. Já o lateral-esquerdo Matheus Bidu, titular absoluto na temporada com 39 jogos, 3 gols e 3 assistências, retornará ao Guarani após o Cruzeiro comunicar ao Bugre que não exercerá o direito de compra de R$ 6 milhões. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Samuel Venâncio.
E com poucos minutos ao longo da temporada, o zagueiro Wagner Leonardo (Santos), o volante Pablo Siles (Athlético-PR), o meia Chay (Botafogo-RJ) e os atacantes Rodolfo (América-MG) e Lincoln (Vissel Kobe-JAP) também não serão utilizados e estão liberados para retornar aos seus clubes de origem. O uruguaio Leo Pais, indicado por Pezzolano, fica livre após o fim da Série B e não renovará seu vínculo, o mesmo ocorre com o experiente lateral-direito Rômulo.
Situação indefinida
O zagueiro Zé Ivaldo se despediu em entrevista na beira do campo e já retornou à Curitiba, para se reapresentar ao Athlético Paranaense, clube detentor dos seus direitos. Tudo indica que o zagueiro não permanecerá para o próximo ano, mas negociações pela permanência ainda podem ocorrer, caso semelhante vive o atacante Jajá, também pertencente ao Furacão.
O atacante Luvannor possui contrato até o fim da temporada e ainda não definiu sua situação com a Raposa. Presente em 31 jogos com sete gols marcados e duas assistências, seu futuro é incerto no clube. Já o atacante Rafa Silva deve permanecer até fevereiro, quando termina seu tratamento após passar por cirurgia no joelho. O interesse do Cruzeiro é pela sua permanência.
Permanências
Enquanto isso, o goleiro Rafael Cabral, titular absoluto da equipe, renovou seu contrato na metade da temporada e fica até o fim de 2024. O zagueiro Lucas Oliveira teve seus direitos econômicos adquiridos junto ao Atlético Goianiense e assinou até o fim de 2025, enquanto Eduardo Brock ampliou seu vínculo até o fim de 2023 automaticamente devido ao acesso.
Os volantes Filipe Machado, com contrato renovado até o fim de 2024, e Neto Moura, adquirido em definitivo junto ao Mirassol e assinando até 2025 também garantiram vaga para 2023. Além deles, o meia Daniel Júnior, com contrato renovado até 2025 e o atacante Bruno Rodrigues, emprestado até o fim do ano que vem pela Tombense, compõem a lista de permanências.
Contratações
Até o momento, o clube anunciou apenas a contratação do zagueiro Neris, de 30 anos, que estava atuando na Arábia Saudita. Com passagens por Santa Cruz-PE, Sport, Internacional e Paraná, é o primeiro nome anunciado para 2023 e assinou até o fim de 2024. O goleiro Anderson, reserva no Athlético Paranaense, tem seu contrato se encerrando no Furacão e reforçará o elenco celeste.
Mercado: Cruzeiro define três alvos para 2023 e já inicia conversas para contratá-lo

O Cruzeiro agora busca reforçar a equipe visando o retorno para a primeira divisão. Diante disso, o clube já vem definindo seus principais alvos no mercado e já inicia as conversas.
Segundo o jornalista Samuel Venâncio, o Cruzeiro possui três alvos definidos até o momento. O lateral Juninho Capixaba, que está no Fortaleza, o meia Agustin Almendra do Boca Juniors e o atacante Gustavo, do Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.
Juninho Capixaba é disputado por diversas equipes do futebol brasileiro. Ele pertence ao Grêmio mas está emprestado ao Fortaleza até o fim da atual temporada. O Grêmio já afirmou que aceita negociar o jogador.
Augustin Almendra também está na mira do Cruzeiro e é visto como uma grande promessa. O jogador tem vínculo com o Boca só até o meio de 2023. Portanto, já pode assinar um pré-contrato com outro clube a partir do início do ano que vem. Ele já foi alvo do Santos, mas a negociação não concretizou. O jornalista Samuel Venâncio trouxe detalhes do interesse do Cruzeiro pelo jogador.
O terceiro alvo do Cruzeiro é o atacante Gustavo, do Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. O jogador possui passagem pelo Sport onde se destacou e foi vendido. Segundo apurou nossa reportagem, é interesse do jogador retornar ao futebol brasileiro.
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.