Considerado uma grande “pedra no sapato” do Cruzeiro nos últimos anos, o CSA vai ao Mineirão neste próximo domingo (6), às 18h30, pela 38ª rodada da Série B, enfrentar a Raposa enquanto tenta escapar do rebaixamento. Mas enquanto isso, os comandados do técnico uruguaio Paulo Pezzolano, que já conquistaram o acesso e o título da Série B, encaram o duelo com a “necessidade” da vitória para “dar o troco” diante de seu torcedor.

Acontece que em 2019, pela Série A, quando lutava para fugir do rebaixamento daquele ano, o Cruzeiro foi derrotado pelo CSA, no Mineirão, e praticamente carimbou o próprio passaporte para a Segunda Divisão naquela oportunidade. Desde então, a equipe alagoana também complicou a vida celeste na Série B, além de muita provocação nas redes sociais.
Agora, três temporadas depois, cerca de 60 mil torcedores do Cruzeiro são aguardados no Gigante da Pampulha para um cenário completamente diferente: independente do resultado, sem nenhuma alteração na tabela para a Raposa, o objetivo é carimbar o rebaixamento do CSA.
Mas apesar da possibilidade, a goleada sobre o Novorizontino na última quinta-feira (27), no interior de São Paulo, ajudou o CSA. Com o placar, os paulistas perderam a 16ª posição e voltaram a abrir a zona da degola no lugar do adversário. Diante disso, os nordestinos dependem das próprias forças, e podem ser rebaixados somente por uma combinação de resultados.
Veja o que o Cruzeiro precisa fazer para rebaixar o CSA
Atualmente na 17ª colocação, com 41 pontos, para o Novorizontino escapar do rebaixamento, a equipe precisa pontuar contra o Operário, no Germano Krüger, em Ponta Grossa.
Caso o Tigre empate, ele precisará torcer para uma vitória do Cruzeiro contra o CSA – que tem 42 pontos – no Mineirão. Já em caso de vitória, o time paulista permanecerá na Série B com um empate da Raposa diante do CSA, no Mineirão.
Vale ressaltar que, por decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), todos os 10 jogos da rodada serão realizados no mesmo horário, às 18h30.
Questionado sobre Bidu, Pedro Martins fica em cima do muro sobre o jogador do Cruzeiro

O Cruzeiro possui uma longa lista de jogadores em fim de contrato ao final da temporada. Diante disso, a diretoria vem decidindo quem sai em que fica no clube para 2023.
Um dos nomes que mais foram valorizados nesta temporada foi o lateral Matheus Bidu. O jogador está emprestado pelo Guarani e possui contrato apenas até o fim da Série B e para ficar com o jogador o Cruzeiro precisa desembolsar cerca de R$ 6 milhões. Questionado sobre o futuro do jogador, Pedro Martins não deu detalhes.

Se eu for falar individualmente, vamos ficar até amanhã. Depois, falamos de maneira ampla, de planejamento. Nem é justo e correto com os atletas que estão na mesma situação
Pedro Martins
Diversos clubes do futebol brasileiro estão de olho na situação do jogador. Entre eles o Corinthians e São Paulo, que desejam contar com o lateral na próxima temporada.
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.
