Cruzeiro
Foto: Reprodução/Cruzeiro

‘Chuck Neris’: conheça quem é o primeiro reforço do Cruzeiro para 2023

A pouco mais de dois meses para o fim de 2022, o Cruzeiro já está a todo vapor no seu planejamento para a temporada 2023, ano que marca o retorno do clube celeste à primeira divisão após três temporadas. E o Cruzeiro anunciou, nesta quarta-feira (19/10), a sua primeira contratação para a Série A do ano que vem: o zagueiro Neris, de 30 anos.

Hueglo dos Santos Neris nasceu em Tucuruí, cidade do interior do Pará com uma população estimada em pouco mais de 116 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas ainda muito garoto, deixou o norte do país rumo ao sul.

A trajetória no futebol ganhou corpo em Santa Catarina, em 2011, quando passou alguns anos na base do Camboriú. Até que, em 2014, teve oportunidades no Brusque, no Avaí e no Barra, também catarinenses. No ano seguinte, foi bem no estadual pelo Metropolitano e chamou a atenção de um grande clube nordestino. Mas foi pelo Santa Cruz que Neris se firmou como jogador. Em 2015, ajudou o time pernambucano a voltar à elite do futebol brasileiro. Participou de 17 jogos daquela Série B do Brasileiro, sendo 15 deles como titular, e convenceu o clube a mantê-lo no elenco para disputar a Primeira Divisão na temporada seguinte.

O 2016 do zagueiro foi de altos e baixos. Logo no primeiro semestre, foi campeão pernambucano e da Copa do Nordeste. No segundo, porém, não conseguiu evitar o rebaixamento do Santa à Série B.

Em 2017, o jogador subiu um nível,, ao ser contratado pelo Internacional, que tentava se reorganizar para voltar à Primeira Divisão. Porém, a experiência no futebol gaúcho não foi das melhores, sofrendo com lesões, foi pouco utilizado no clube gaúcho.

E diante desta situação adversa, Neris pediu para deixar o Inter em maio, com apenas duas partidas disputadas, para ter mais oportunidades. Logo depois, assinou com o Sport, mas também pouco atuou. Novamente foi muito prejudicado pelas lesões e deixou o clube no fim do ano com só um jogo.

No próximo ano, Neris voltou a jogar: pelo Paraná, disputou o Estadual, a Copa do Brasil e o início do Brasileirão. Contudo, em julho, decidiu deixar o clube para se aventurar na Europa. O jogador foi contratado pelo Boavista, de Portugal. E inicialmente, teve problemas de adaptação, mas logo se firmou como peça importante do time. Foram duas temporadas pelo Boavista, com 62 jogos, dois gols e duas assistências, segundo dados do OGol.

Em 2020, então, foi contratado pelo Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. Por lá, jogou 27 vezes e marcou três gols até se transferir, no ano seguinte, para o Al Hazm, da Arábia Saudita. Fez 26 partidas pelo clube, que acabou rebaixado para a Segunda Divisão local.

Agora, de volta ao futebol brasileiro, Neris assina contrato até 2024 para, quem sabe, tentar repetir, no Cruzeiro, o sucesso que fez em Portugal.

Pezzolano não fica em cima do muro e aponta culpados do desempenho do Cruzeiro nas últimas partidas

Cruzeiro

O Cruzeiro está a quatro partidas sem vitórias. Após conquistar o título da Série B, a equipe de Paulo Pezzolano não conseguiu vencer novamente na competição. O último resultado negativo foi diante do Guarani, por 1 a 0.

Paulo Pezzolano atribuiu a falta de rendimento a situação do elenco celeste. Segundo o treinador, muitos jogadores sabem que não vão ficar no clube e por isso a falta de vontade.

Muitos jogadores sabem que não ficam. Como faz “pegar fogo” com esses jogadores? Fui jogador e sabia quando não ia ficar num lugar… É difícil. É quase impossível, por mais que ele queira (…) Não é que façam por gosto, de caso pensado. Não, não. Por mais que queira, não está com esse fogo que necessita uma pessoa para conquistar coisas importantes.

Paulo Pezzolano
Cruzeiro
STAFF IMAGES/ CRUZEIRO

O treinador ainda falou sobre a sequência do time na temporada. Segundo ele, o time puxa mas não está conseguindo desempenhar o que estava fazendo na temporada.

Conseguimos o máximo que podíamos e queríamos seguir… Eu quero seguir ganhando. Sabe quando você está puxando tudo, mas o corpo não responde? É isso que está acontecendo. Ficou longo o campeonato.

Paulo Pezzolano