Gilcione Costa, professor de Matemática da UFMG, concedeu entrevista ao Superesportes e afirmou quando o Cruzeiro pode garantir matematicamente o título da Série B.
A dez rodadas do fim, a Raposa lidera a competição e soma, em 28 jogos, 59 pontos – nove a mais que o vice-líder Bahia. De acordo com a UFMG, isso dá ao time celeste 95,1% de chance de conquistar o título nacional. O Tricolor tem 3,7%, seguido por Grêmio (0.86%) e Vasco (0.31%).
O Cruzeiro pode ser campeão na rodada 32. Mas a probabilidade é muito pequena: 0,02%. É muito pouco provável. Mas observe, na rodada 33 sobe para 4%, na 34 para para 17%, e chega na rodada 35 com 42% de chance. Na 36ª rodada, contra o Guarani, no Mineirão, as chances vão a 70%.
Gilcione Costa
O professor ainda destacou que com 74 pontos as chances da raposa conquistar o título são de 98%. Para ter 100% de chances de titulo, a pontuação já precisa ser de 81 pontos.
A pontuação que eu estimo para o Cruzeiro ao fim da competição é 74, 76 pontos. Se chegar aos 81 pontos, é 100% a chance de título. Se você pensar bem, o Cruzeiro tem uma gordura do 2º colocado, do 5º colocado. Ou seja, o Cruzeiro vai se classificar e vai ser o campeão. É só a normalidade
Gilcione Costa
Jornalista da SporTV opina sobre elenco do Cruzeiro e dispara: “o Cruzeiro não mostrou sua melhor versão”

A raposa segue batalhando para garantir o acesso para a primeira divisão e de quebra o título da Série B. Líder isolado da competição, a raposa já começa a pensar na temporada seguinte.
Para Carlos Eduardo Mansur, do SporTV, o Cruzeiro terá exigência maior no ano que vem, já que estará de volta ao grupo dos melhores times do país. Segundo ele, a raposa precisa se reforçar, e citou algumas partidas da Série B como exemplo.
Naturalmente, o Cruzeiro vai precisar de um grupo reforçado para o ano que vem porque o nível de exigência vai ser maior. Nos últimos jogos, o Cruzeiro não mostrou sua melhor versão.
Mansur

Mansur ainda afirmou que a raposa tem tempo para começar a montagem de um elenco visando a temporada 2023, além de analisar os jogadores que possuem condições de ficar no clube.
O Cruzeiro tem passado por permanente modificação do elenco ao longo da Série B, com as chegadas de Lincoln, Chay, Gasolina. E eu acho que esta contagem regressiva permite uma montagem de base para o ano que vem, com chegada de jogadores e observando quem tem condição de fazer parte do elenco da Série A.
Mansur
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.