Conheça a história do jogador Vitor Roque

Cruzeiro

O jogador Vitor Roque tem enfrentado uma forte competição no clube do Barcelona, onde joga atualmente. Mesmo estando há dois meses no clube espanhol, Xavi ainda não confia no atacante que vê o seu tempo em campo ser reduzido a cada dia que passa.

Além de manter a sua posição de centroavante, o rapaz tem sido utilizado em diferentes posições de ataque. Roque participou de 9 jogos até o dia 7 de março, sendo titular em apenas um deles. Sua média em campo? Apenas 22 minutos em partida.

Apesar de isso gerar uma certa frustração, ainda há muita expectativa para ver tudo o que o jogador pode entregar. A seguir falaremos mais sobre a trajetória do jovem jogador de futebol, além das estatísticas de Vitor Roque e como o brasileiro chamou a atenção dos recrutadores do Barcelona e pôr fim a venda Vitor Roque.

Este artigo foi escrito por MightyTips. Visite MightyTips para outros artigos e para nossas prévias diárias gratuitas de futebol!

Onde tudo começou

A carreira de Roque começou ainda jovem, ingressando em uma das categorias de base do Cruzeiro. A formação de jovens talentos era o objetivo e todos enxergaram em Vitor um grande jogador.

Isso aconteceu ainda em 2019, mas em 2021 ele conseguiu um destaque maior e começou a nascer o interesse pelo Barcelona. Na categoria Sub-17, o jogador conseguiu 19 gols e foi chamado pelo time principal em outubro do mesmo ano.

No time principal o jogador marcou 6 gols e participou de 16 jogos antes de ser transferido. A sua saída do time principal para o Atlético foi dada por desentendimentos contratuais entre o seu empresário e o clube.

Ronaldo Fenômeno falou sobre o caso e afirmou que tudo aconteceu muito de repente, pegando todos de surpresa. Em um dia estavam discutindo renovação de contrato e na calada da noite o jogador foi para o Atlético.

Na decisão para contratar o jogador, o Atlético Paranaense investiu todo o valor da multa contratual. Esse valor foi de R$ 24 milhões e teria sido ainda maior se fosse uma quebra de contrato internacional. 

Sua performance no Atlético Paranaense

Depois da saída conturbada do Vitor Roque cruzeiro, não foi difícil para o jogador se reestabelecer. O jogador chegou no clube em 2023 e se despediu em 2023. Participou durante esse período de 81 jogos, 28 gols e 10 assistências.

Durante a sua jornada no time conquistou o título paranaense e foi vice-campeão da libertadores. Aos 18 anos de idade Vitor Roque foi vendido pelo Atlético para o Barcelona por R$ 395 milhões, o equivalente a 74 milhões de euros, o que firmou a parceria Vitor Roque Barcelona. 

Seleção Nacional

Em 2020, devido ao seu ótimo desempenho e destaque, foi convidado para jogar no sub-16, mas foi quando chegou no sub-20 que ele realmente começou a ser visto, graças ao seu desempenho no campo. Ele foi convocado, em 2020, para o Torneio Internacional do Espírito Santo, onde atuou como responsável por um dos gols que fez do Brasil um campeão. 

Já em 2023, ele chegou no Campeonato Sul-Americano, ainda jogando no sub-20. Durante esse campeonato ele brilhou e deu tudo de si, se mostrando um jogador de enorme potencial. Ele marcou 6 gols e deu uma assistência, dando o que falar para todos que viram tudo que ele fez em campo. 

Ainda em 2023, Vitor Roque foi convocado para o sub-23, para competir nos Jogos Pan-Americanos e no Torneio Pré-Olímpico. No sub-23 ele passou por apenas um jogo quando, no mesmo ano de 2023, foi convocado para a seleção principal, onde também participou de um jogo e finalmente foi visto pelo mundo. 

Finalmente o desafio do Barcelona

Após chegar até o esperado clube do Barcelona, os fãs de futebol ficaram com altas expectativas. Porém, esse início tem sido desafiante. Apesar do seu potencial indiscutível, o treinador do time utiliza o jogador com cautela nesse início. 

Quando questionado, Xaví, o treinador do Barcelona, explicou que acredita que o jogador está ajudando e irá ajudar muito até o fim da temporada. Mas ainda está passando por treinamento. 

Antes de ter sido transferido para o Barcelona, o jogador teve uma lesão. Após a recuperação é necessário que ele passe por um longo treinamento para recuperar a forma física e é o que foi feito. 

Esse momento foi essencial para o Vitor Roque equipes atuais conhecer e fazer amizades com os novos colegas de campo. Em outras palavras, o técnico está evitando pressionar o rapaz que ainda é tão jovem nesse momento. Mas, em breve, esperamos que o seu voto de confiança seja dado e Vitor Roque possa brilhar com todo o seu potencial. 

Leia mais sobre Vitor Roque em MightyTips!