Cruzeiro
Foto: Reprodução/Google

Cruzeiro reencontra Vitor Roque pela primeira vez

A saída do jovem jogador Vitor Roque gerou uma disputa judicial entre Cruzeiro e Athletico-PR. Os departamentos jurídicos seguem em disputa na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), em que o clube mineiro alega que o Furacão não respeitou as regras de preferência do clube formador na proposta para renovação com o atleta, em 2022.

O Cruzeiro afirma que protocolou a renovação na Federação Mineira de Futebol (FMF), mas que, ainda assim, o Athletico-PR depositou o valor da multa rescisória referente ao contrato antigo. Na visão do jurídico celeste, o Furacão precisava ter acionado, primeiramente, o clube sobre a proposta para o Vitor Roque, dando, então, a possibilidade da Raposa igualar os valores oferecidos ao atleta.

A disputa segue em curso no judiciário e balançou as relações de mercado entre os dois clubes. Tudo piorou graças à nova transferência do atleta, que após números expressivos e destaque inegável no futebol sul-americano, foi negociado por R$396 milhões para o Barcelona-ESP. Com apenas 18 anos, o jogador é uma grande promessa de gols do futebol mundial.

Pela primeira vez, o jogador estará frente a frente, desde a sua saída polêmica em 2022, com o clube que o revelou. Pela 17° rodada do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro enfrenta o Athletico-PR na Ligga Arena, sábado (29) às 16h.

Apesar do Athletico poupar alguns jogadores, devido à partida que terá pela Copa Libertadores da América, o Vitor Roque foi confirmado como titular e vai a jogo. Pela competição, o jogador é vice-artilheiro, contando com 8 gols e 3 assistências, tendo marcado nos últimos 5 jogos.

Cruzeiro
Foto: Rodolfo Rodrigues/Cruzeiro

Após tropeço, Cruzeiro enfrenta Athletico-PR

A partida contra o Athletico-PR acontecerá neste sábado(29), às 16h, na Ligga Arena, em Curitiba. Pela 17° rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro busca reencontrar o caminho das vitórias após resultados negativos em casa.

Na última partida, o Cruzeiro enfrentou o Goiás e foi superado por 1 a 0, em Belo Horizonte, na Arena Independência. Na ocasião, a equipe foi bastante vaiada e os jogadores, bem como a Comissão Técnica, precisaram dar explicações sobre o momento ruim. A impaciência por parte da torcida se deve à sequência ruim, na 15° rodada, também como mandante, o clube mineiro teve uma exibição ruim no empate sem gols com o Coritiba.

Na tarde de hoje, o time comandado por Pepa terá como missão de surpreender uma das melhores campanhas do campeonato. Em casa, o Furacão é o quarto melhor time da edição, tendo vencido seis dos oito jogos. Entretanto, o Cruzeiro é o terceiro melhor visitante, ficando atrás apenas do atual líder, Botafogo, e do Cuiabá.

Não à toa, sob pressão, os jogadores relacionados da equipe cruzeirense contam com grandes mudanças. Sem o nome dos seus principais atacantes, Bruno Rodrigues – por lesão – , Henrique Dourado, por escolha técnica e Gilberto por suspensão após terceiro amarelo, além da ausência do meio campista Neto Moura, a Raposa deve promover a estreia de alguns de seus reforços, como é o caso do volante Lucas Silva, que deve ser titular, e do atacante Arthur Gomes.

O esquema de jogo deve ser modificado, tendo o 4-4-2 como opção. Ademais, nomes como Matheus Pereira e Rafael Papagaio, dupla que foi anunciada no decorrer da semana, viajam com a delegação e, após inscrição no BID, também ficam à disposição do técnico para atuarem no confronto.

Já pelo lado do rival, o Athletico-PR deve poupar jogadores, em função da Copa Libertadores da América. Na terça-feira enfrentarão o time boliviano Bolívar em La Paz, por isso, o técnico Wesley Carvalho deve optar por um time misto. Além disso, o Christian, meio campista titular absoluto, não estará disponível, pois sofreu uma lesão na coxa na última vitória por 2 a 0 contra o Vasco.

Foto: Reprodução/Cruzeiro

Próximo do Cruzeiro, zagueiro foi procurado por outros clubes da Série A

Destaque na Liga de Portugal, o zagueiro João Marcelo teve seu nome vinculado ao Cruzeiro nas últimas horas. Após as boas atuações, o atleta renovou contrato com o clube português até 2027, mas será cedido por empréstimo ao clube mineiro, que terá até o final do ano para exercer opção de compra.

Seu bom futebol não passou despercebido pelos clubes da Série A do futebol brasileiro e anteriormente o jogador já havia sido procurado por outras equipes. Após se tornar SAF, desde novembro de 2022, Vasco se mostrou interessado em contar com o atleta, monitorando sua situação.

Ainda em janeiro desse ano, o Coritiba também tentou a contratação do defensor, mas a negociação acabou não tendo final positivo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é JOAO-MARCELO-CRUZEIRO-PORTO-VASCO-CORITIBA.webp

Cotado no Cruzeiro, zagueiro tem números de artilheiro na Europa

O Cruzeiro segue se movimentando dentro da nova janela de transferências, que se encerra no dia 2 de agosto. A nova aposta é pelo zagueiro João Marcelo.

O zagueiro, que ao que parece, está muito próximo de ser a nova contratação do Cruzeiro, chegará por empréstimo, com opção de compra, até o final do ano.

Jogando pelo time B do Porto, o zagueiro se destacou por uma característica interessante: faro de gols. Na última temporada, que se encerrou em maio de 2023, dentre o time principal e o time B do Porto, o camisa 43 foi o defensor que mais marcou.

Ao longo da temporada, o atleta foi titular em 26 jogos na Liga Portugal 2 e foi premiado como o melhor defensor da competição no mês de outubro/novembro. Somou números expressivos na competição com 73 interceptações e 324 recuperações bem sucedidas, contando ainda com uma taxa de 90% de acerto de passes.

Foi o zagueiro que mais balançou as redes. Na artilharia geral do time B no torneio, o defensor ficou em terceiro com sete gols anotados, se mostrando fundamental para o time do Dragão também no âmbito ofensivo.

De acordo com o setorista do Cruzeiro, Samuel Venâncio, faltam apenas detalhes para que a negociação seja de fato concretizada.

Cruzeiro próximo de acertar com zagueiro do futebol europeu

A segunda janela de transferências do Cruzeiro segue agitando os bastidores celeste. Após a definição das prioridades, a diretoria do Cruzeiro segue no mercado para suprir as necessidades encontradas no elenco principal.

Até o momento, 6 jogadores foram anunciados: os atacantes Paulo Vitor, Arthur Gomes e Rafael Papagaio, os meio campistas Lucas Silva e Matheus Pereira e o lateral Helibelton Palacios.

Além disso, também foi anunciada a contratação do zagueiro Zé Ivaldo, que fez parte do elenco do acesso no ano de 2022, entretanto, o jogador só estará à disposição para a temporada de 2024.

Uma posição que o Cruzeiro vinha encontrando dificuldades para encontrar peças de reposição é a de zagueiro. Com atuações da zaga titular abaixo do esperado na temporada de 2023, o Cruzeiro entende a necessidade de trazer novos nomes que possam agregar e melhorar o nível técnico da equipe, com isso alguns nomes foram especulados para chegada no time mineiro, como o do Rodrigo Caio, cuja negociação não evoluiu.

Próximo do final da segunda janela, que termina no dia 2 de agosto, o Cruzeiro se aproxima de fechar a contratação por empréstimo do zagueiro, de 23 anos, João Marcelo.

Cruzeiro
Foto: Reprodução/Twitter

Atualmente, jogador pertence ao Porto de Portugal e, conforme especulações, será cedido por empréstimo ao Cruzeiro até o final do ano, com opção de compra ao final desse prazo.

De acordo com a mídia portuguesa, o jogador já teria se despedido dos companheiros de equipe e apenas detalhes burocráticos estão no caminho para o seu anúncio no time cruzeirense.