Já com a segunda janela de transferências já na metade, o Cruzeiro ainda se movimenta no mercado. As prioridades, definidas desde o início da janela, eram as contratações de um zagueiro, um lateral direito, primeiro volante, meia e um ponta. Desde então, o clube anunciou algumas chegadas. Os atacantes Paulo Vitor e Arthur Gomes; o lateral Helibelton Palacios e o meia Lucas Silva. Além disso, anunciou a contratação do zagueiro Zé Ivaldo, que fez parte do elenco do acesso no ano de 2022, entretanto, o jogador só chega para a temporada de 2024.
É certo que são esperadas novas chegadas. Mesmo com a integração do Lucas Silva ao elenco, o clube entende que é necessária uma reposição para a posição de volante mais defensivo, por isso, segue se movimentando e sondando atletas no mercado. Bruno Henrique e Flávio foram consultados, mas optaram por atuar em diferentes times.
Outra posição que o Cruzeiro encontra dificuldades é a de zagueiro. Rodrigo Caio, atualmente no Flamengo, chegou a ser sondado, enquanto o clube português Arouca recusou a proposta pelo João Basso.
Enquanto isso, para o meia armador, o Cruzeiro segue na expectativa de desfecho positivo com o Shaylon, jogador de 26 anos atualmente no Atlético-GO. Além disso, as conversas com o meio campista, atualmente no Al-Hilal, Matheus Pereira, seguem acontecendo. A proposta celeste é por um empréstimo pagando mais da metade do alto salário, porém as negociações com o clube saudita parecem esbarrar nesse impasse.

Naturalmente, com a chegada de novos jogadores, o plantel deverá passar por modificações, contando também com a liberação de jogadores. Alguns nomes, como Ian Luccas, Pedro Castro (que ainda pertence ao clube mineiro) e Daniel Jr, podem ser envolvidos em trocas ou vendas, uma vez que não há a intenção de contar com os jogadores atuando nesta temporada. Outro grande impasse é a do meia Nikão, que já manifestou o interesse em deixar o clube e que não possui, atualmente, espaço entre os titulares e relacionados do técnico Pepa.
Jogador manda recado para a diretoria do Cruzeiro pedindo para voltar ao clube
O Cruzeiro desmontou praticamente todo o time que conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado. Entre os jogadores que deixaram o clube estava no atacante Rafa Silva.
Rafa Silva não foi titular no Cruzeiro, e muito pelo fato de estar se recuperando de lesão e correndo atrás da forma física. No entanto, mesmo assim, o jogador conseguiu demonstrar um bom futebol.

Diante dos fatos, segundo o jornalista Samuel Venâncio, o jogador estaria disposto a voltar para o Cruzeiro. Rafa Silva está no Jeonbuk, clube de futebol da Coréia do Sul.
O jornalista deixou claro que não existe nenhuma negociação em andamento entre as partes. No entanto, a vontade do jogador pode facilitar uma futura negociação de retorno ao Cruzeiro.
“Acho que faltou um pouco mais de tranquilidade no ataque” disse Vital após empate do Cruzeiro diante do Coritiba

O Cruzeiro empatou em 0 a 0 neste domingo (16/7) contra o Coritiba, que está na zona de rebaixamento. O torcedor pode apontar vários motivos para a decepção, mas o meia Mateus Vital explicou qual foi o principal fator para a falta de gols do Independência.
Acho que faltou um pouco mais de tranquilidade no ataque e impor mais o nosso ritmo de jogo, ter mais aceleração e melhorar a troca de passes. Além disso, não aproveitamos as oportunidades que tivemos, infelizmente.”
A Raposa teve cerca de 56% da posse de bola durante o jogo e Coxa teve 44%. No total, fez 13 chutes a gol , já o time da casa chutou apenas uma vez. Por outro lado, os visitantes voltaram a partir para o ataque, mostrando que as chances de uma vitória do time mineiro não eram muito grandes.
Com o empate, o Time Celeste perdeu a chance de entrar na competição do G4 e ainda perdeu 100% de aproveitamento do estádio nos jogos do Brasileirão. O Cruzeiro segue na nona colocação com 22 pontos e pode cair na classificação.
Já o Cruzeiro enfrentará o Goiás, no próximo domingo (23), às 16h (horário de Brasília), também no Independência, em BH, pelas oitavas de final do Campeonato Brasileiro.
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.