O cantor e apresentador Mano Brown recebeu Ronald Fenômen, proprietário da SAF do Cruzeiro, no podcast Mano a Mano produzido pelo Spotify.
Entre os vários temas destacados na entrevista, Ronaldo abordou a relação entre futebol e alfabetização racial. O ex-jogador narrou o processo de descoberta de sua identidade como homem negro.
“Desde cedo, eu sempre tive essa questão muito clara para mim. Meu pai é negro e sempre sofreu. Ele escreveu um livro, eu li e chorei imaginando as situações que ele passou.”
Fenômeno também comentou sobre a repercussão e o arrependimento por declarações passadas relacionadas à questões raciais e as situações de racismo que sofreu e ainda acontecem dentro do futebol europeu.
O racismo sempre existiu no futebol. É um problema da sociedade. Nos jogos, me chamavam de macaco, brasileiro macaco. Além disso, há o racismo estrutural e a xenofobia.”
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.