Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo

“Tivemos uma vitória espetacular” ; comemora Ronaldo após aprovação da Recuperação Judicial

A recuperação da Justiça do Cruzeiro está quase concluída. Ele passou pelo mais difícil processo de aprovação do credor e agora só entra em vigor com a aprovação do tribunal. O dono da SAF, Ronaldo, comemora.

Assim que o Fenômeno adquiriu as ações da SAF, o Cruzeiro entrará no modo de execução centralizada em dezembro de 2021. A pedido da equipe de Ronaldo, a associação abandonou o procedimento do CER e entrou em uma reforma judicial. O dirigente disse em entrevista ao “Mano a Mano” que a aprovação ajudará o clube a investir no futebol.

Tivemos uma vitória espetacular com a aprovação da Recuperação Judicial. Ou seja, todo dinheiro que a gente deve, não vamos pagar os juros altíssimos de quando se deve.”

Essa dívida está toda planejada para os próximos oito anos, o que me dá uma certa tranquilidade para pagar e continuar sendo competitivo no que estou fazendo agora. É um processo. Graças a Deus deu tudo certo.”

O pedido de Ronaldo para reorganizar o judiciário também está ligado a preocupações com a possibilidade de congelamento de receitas e patrimônios da associação, o que poderia entrar em conflito com a SAF. Por exemplo, uma empresa clube administrada pelo Fenômeno foi citada como parte solidária em vários processos trabalhistas.

Mesmo que a reforma judicial seja aprovada, a contribuição do Cruzeiro para o futebol brasileiro neste inverno não vai mudar muito. Ronaldo também mencionou a permanência na Série A como seu principal objetivo. Internamente, o departamento de futebol e os técnicos de Pepa queriam uma vaga pelo menos na Sul-Americana.

Subimos ganhando a Série B, e esse ano é só a permanência. Tratamos de deixar isso muito claro, para não enganar o torcedor. É um ano de sobreviver na Série A, que era nosso objetivo pro ano, assim como a Recuperação Judicial.”

Ronaldo é altamente valorizado pela atual campanha do Cruzeiro sob o comando de Pepa, apesar de ter um dos orçamentos mais baixos da Série A. Atualmente, a equipe está na 12ª colocação com 18 pontos em 13 rodadas. As equipes pontuam 7 no Z-4 e 3 no G-6.

A partir do ano que vem, vamos criar mais receitas e ser mais competitivo. Já temos um time competitivo. Conseguimos ser competitivos com pouco dinheiro, mas na medida em que o tempo passar e as receitas melhorarem, vamos melhorar também os investimentos.”