O Cruzeiro está ativo no mercado na temporada 2023. Na segunda janela de transferências da CBF, que abriu em 3 de julho e termina em 2 de agosto, a gestão de Ronald Fenômeno busca por novas contratações.
Possíveis chegadas:
Helibelton Palacios: o lateral-direito estava em final de contrato com o Elche, da Espanha, e acertou com o Cruzeiro para fazer parte do elenco a partir de julho.
Paulo Vitor: o atacante de 23 anos, revelado no Vasco, chega proveniente do Valladolid, clube de Ronaldo Fenômeno na Espanha. O contrato é definitivo e válido até junho de 2025.
Lucas Silva: o volante rescindiu contrato com o Grêmio e acertou em definitivo com o Cruzeiro. Jogador vai assinar até o fim de 2025.
No radar:
Arthur Gomes: o atacante de 25 anos, do Sporting (Portugal), negocia com o Cruzeiro para as próximas temporadas.
Matheus Pereira: o meia-atacante pertence ao Al Hilal, da Arábia Saudita, e é alvo do Cruzeiro. Um acerto não é considerado simples.
Flávio: o volante, que teve boa passagem pelo Bahia, é um dos principais alvos do clube para o meio-campo, neste momento. Ele pertence ao Trabzonspor, da Turquia, que deseja uma compensação financeira, o que dificulta a negociação.
Bruno Henrique e Léo Cittadini: os volantes entraram na mira do Cruzeiro. O primeiro, de 33 anos, está na Arábia Saudita, e é um sonho mais distante. Já o atleta do Athletico-PR teve negócio descartado pelo Furacão. Veja os detalhes das duas negociações.
Lucas Gazal: o zagueiro do Atlético-GO é bem avaliado pela direção do Cruzeiro. Entretanto, ainda não foi iniciada uma negociação.
Zé Ivaldo: o zagueiro segue na mira da diretoria do Cruzeiro, que estabeleceu duas possibilidades para a contratá-lo. A primeira era trazê-lo nesta janela de meio de ano, mas o Athletico-PR dificulta.
Robert Rojas: o zagueiro do River (que atua também como lateral-direito) teve o nome sugerido à diretoria e é avaliado. A questão financeira pode ser entrave.
Rodrigo Caio: o zagueiro não vem jogando no Flamengo e não tem acordo para renovação de contrato.
Possíveis saídas:
Bruno Rodrigues: o atacante está emprestado pelo Tombense até o fim do ano. O Cruzeiro negocia uma antecipação da renovação, mas o jogador está valorizado e aguarda propostas na janela.
Marlon: o lateral tem contrato com o Cruzeiro, mas teve o nome aparecendo no radar do Krasnodar, da Rússia.
Kaiki: o lateral ficou valorizado ao participar do Sul-Americano e Mundial Sub-20 em 2023. Voltou ao Cruzeiro e pode nem mesmo ter uma sequência de jogos, já que são esperadas propostas pelo jogador.
Daniel Jr.: o jovem meia não vem sendo tendo muitos minutos com Pepa. Por isso, o Cruzeiro vai avaliar uma eventual saída nesta janela de temporada.
Saídas:
Igor Formiga: com pouco espaço no Cruzeiro, o lateral foi negociado com o Portimonense, de Portugal. O Cruzeiro mantém 20% dos direitos econômicos.
Edu: voltando de empréstimo, o atacante foi vendido ao Coritiba.
Denivys: O goleiro retornou de empréstimo, após jogar o Campeonato Mineiro pelo Athletic. Sem espaço, foi negociado com o Atlético-GO.
Claudinho: o meia estava treinando no Cruzeiro. Sem espaço com Pepa, foi emprestado ao Pouso Alegre.
Voltas:
Pedro Castro: o volante foi negociado por empréstimo ao futebol dos Emirados Árabes. O jogador retorna de empréstimo, mas ainda tem futuro indefinido pela diretoria do Cruzeiro.
Breno: o jovem atacante foi emprestado ao Valladolid, mas retornou ao time mineiro. A tendência é que haja um novo empréstimo.
Contratações do Cruzeiro até o momento:
Goleiro: Anderson
Zagueiros: Neris, Reynaldo e Luciano Castán
Laterais: Igor Formiga, William e Marlon
Meio-campistas: Mateus Vital, Nikão, Ramiro, Wallisson, Fernando Henrique, Matheus Jussa e Richard
Atacantes: Rafael Bilu, Matheus Davó, Henrique Dourado e Gilberto
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.