O Cruzeiro já mandará o duelo contra o Coritiba, no dia 16 de julho, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Independência. Agora, fará um pedido para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para alterar o local do duelo contra o Goiás, pela rodada seguinte, que ainda terá a data oficial confirmada com o desmembramento das três últimas rodadas do primeiro turno feita pela CBF, também para o Horto.
O motivo das escolhas? A qualidade do gramado do Horto em relação a do Estádio Mineirão, que sofre com os eventos não-esportivos. Já no Independência, as condições são mais perto do ideais desde a manutenção e o plantio da grama de inverno.
A título de exemplo, o primeiro duelo desde a manutenção foi a vitória celeste diante do São Paulo, por 1 a 0. No confronto em questão, os jogadores da Raposa elogiaram bastante as condições do gramado do Horto.
Apenas em 2023, na atual temporada, a Raposa já foi mandante em cinco palcos diferentes, inclusive fora de Minas Gerais: Mineirão, Independência, Parque do Sabiá (Uberlândia), Arena do Jacaré (Sete Lagoas) e Kleber Andrade (Cariacica-ES).
Veja as chances do Cruzeiro em Z-4, Libertadores e Copa Sul-Americana

Foto Cris Mattos / Staff images / Cruzeiro
O Cruzeiro já superou um terço do Campeonato Brasileiro de 2023. E após13 rodadas, a Raposa soma 18 pontos e 46% de aproveitamento, ocupando a 12ª colocação. Justamente a posição que era objetivo para a Série A, segundo a gestão de Ronaldo Fenômeno.
Logo, por estar ocupando a meiuca da tabela, as chances matemática da Raposa se aproximam muito mais de uma vaga em um torneio continental, do que de rebaixamento, por exemplo. O time, comandado por Pepa, está a três pontos do G-6, ocupando a última posição da zona de classificação para a Sul-Americana e a sete pontos do Goiás, primeiro dentro do Z-4.
Assim, segundo cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, as chances de vaga na Sul-Americana estão em 45,1%. De Libertadores, a possibilidade é de 19,7%. Já de queda para a Série B, os números estão em 8,6%.
Como já revelado pela gestão cruzeirense, a meta é, ao término do campeonato nacional, estar ocupando o 12º lugar. Em geral, a pontuação histórica para essa colocação específica tem ficado entre 47 e 49.
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.