Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Em má fase, Cruzeiro corre risco de ficar de fora da Copa do Brasil; entenda!

O momento do Cruzeiro no Campeonato Mineiro é um pouco delicado. Após a derrota para o Pouso Alegre nesta última terça-feira (07), a Raposa igualou seu pior início de estadual no século, feito realizado ainda em 2004. Ou seja, tanto em 2004, como em 2023, a equipe celeste soma uma vitória, um empate e duas derrotas nos quatro primeiros jogos do Campeonato Mineiro.

Cruzeiro
Foto- Cris Mattos -STAFF IMAGES

Mas é importante lembrar que o formato adotado para o Campeonato Mineiro de 2023 é diferente dos outros anos. Em suma, são três grupos compostos por quatro times. Assim, somente os líderes se classificam para as semifinais, junto do melhor segundo colocado. Logo, se terminasse hoje, o Cruzeiro, comandado por Paulo Pezzolano estaria fora da disputa do título mineiro e sem vaga na Copa do Brasil de 2024.

Ainda em dezembro do ano passado, a CBF acabou com as vagas para a Copa do Brasil via ranking nacional de clubes. Dessa maneira, para o ano que vem, o desempenho dos times nos estaduais será utilizado para definir os classificados. Em suma, pelo estado de Minas Gerais, cinco clubes disputam o torneio, sendo eles os quatro melhores colocados no Mineiro deste ano, e o campeão do Troféu Inconfidência.

Analisando friamente o cenário atual, a Raposa precisaria então vencer o Troféu Inconfidência para se garantir na Copa do Brasil, já que é o sexto colocado geral do Campeonato Mineiro neste momento.

Campeão pelo Cruzeiro em 2022 manda a real sobre Pezzolano: “precisa evoluir…”

Cruzeiro
Fotos : Staff Images/ Cruzeiro

O Cruzeiro começou a temporada tendo problemas, já que em quatro partidas, venceu apenas uma no Campeonato Mineiro. O ex jogador do Cruzeiro, Rômulo, reafirmou a qualidade do técnico Paulo Pezzolano, mas disse que precisa evoluir em algumas questões.

Se não me engano, 50% dos treinadores de Série A são estrangeiros, então os brasileiros estão ficando para trás. Não sei se é uma falta de vontade dos brasileiros de tirarem certificado na Europa… A principal dificuldade que eu vejo é a capacidade de leitura tática. Na Europa, eles aprendem isso desde cedo. O Pezzolano é um treinador preparado, precisa evoluir ainda, principalmente na parte leitura defensiva, mas ele está no início.Paulo Pezzolano

Cruzeiro

Rômulo encerrou seu vínculo com o Cruzeiro após o fim da Série B, sendo campeão pelo clube. O jogador chegou a ser convidado para participar da gestão de Ronaldo, mas recusou por ainda ter expectativa de jogar mais alguns anos profissionalmente.