Atual dono de 90% da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, o ex-atacante Fenômeno fez o seu último gol com a camisa do clube mineiro contra o Patrocinense. E coincidentemente, é com o rival que a Raposa abre as portas da temporada de 2023, em jogo válido pela primeira rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro.
Em 15 de maio de 1994, época que o Estadual ainda era disputado por pontos corridos, o atacante prodígio Ronaldo, de 17 anos, marcou o gol que deu a vitória celeste sobre o Patrocinense por 1 a 0, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, pela 20ª rodada do Mineiro. O gol do atacante contra saiu ainda aos oito minutos do primeiro tempo, após Ronaldo completar de cabeça o cruzamento do lateral Paulo Roberto.
Em suma, o resultado do duelo foi muito comemorado, visto que uma rodada antes o clube celeste havia garantido o título estadual de forma antecipada com triunfo por 5 a 3 sobre a Caldense, em Poços de Caldas.
Contabilizando amistosos, o Fenômeno marcou 56 gols em 58 partidas pelo Cruzeiro e ficou no clube de 1993 até agosto de 1994.
O duelo entre Cruzeiro e Patrocinense acontece no dia 21 (sábado) ou 22 (domingo) de janeiro de 2023, em horário ainda a ser definido, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, município localizado na Região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Cruzeiro define situação de jogadores que não estão nos planos do clube para a próxima temporada; veja!

No mercado da bola desde o fim da Série B, o Cruzeiro segue em busca de boas oportunidades para reforçar o seu elenco. Mas além disso, o clube mineiro também segue definindo a vida de alguns jogadores que vão permanecer ou vão deixar o clube antes da próxima temporada.
Nesse contexto, de situações indefinidas estão a dos a dos atacantes Waguininho e Rafa Silva. O primeiro, basicamente não está nos planos da comissão técnica para a próxima temporada, mas ainda negocia seu futuro. Rafa Silva, por sua vez, permanece na Toca da Raposa se recuperando de uma lesão, mas a diretoria ainda discute sobre a possibilidade da renovação de contrato após o fim do tratamento.
Em síntese, os jogadores que terminaram o ano atuando pelo Cruzeiro e não permanecem na Toca da Raposa são: os zagueiros Wagner Leonardo e Zé Ivaldo; os laterais Matheus Bidu e Rômulo; os volantes W. Oliveira e Pablo Siles; os meias Fernando Canesin, Leo Pais e Chay e os atacantes Luvannor, Jajá, Rodolfo e Lincoln.
No entanto, outro ponto também já foi definido pela diretoria do clube mineiro: os atletas que serão emprestados na próxima temporada. Enfim, a tendência é que, até o início de 2023, cerca de oito jogadores que ainda pertencem ao clube já estejam atuando por outros times, conforme no quadro abaixo.

Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.