Cruzeiro
FOTO: THOMÁS SANTOS/STAFF IMAGES

Reformulando o elenco, Cruzeiro já definiu a saída de longa lista de jogadores; veja quem deixou o clube

O Cruzeiro vem fazendo uma reformulação no elenco visando o retorno para a primeira divisão. Diante disso, vários jogadores já foram comunicados que não fazem mais parte dos planos para 2023.

Alguns deles, tiveram contrato encerrando e não serão renovados, como o caso de Luvannor e Rômulo. Outros, que estavam emprestados serão devolvidos, como Matheus Bidu, Willian Oliveira, Lincoln, Rodolfo, Chay, Pablo Siles, e Wagner Leonardo.

Além deles, Jajá e Zé Ivaldo ainda possuem situações indefinidas. Ambos pertencem ao Athletico-PR e era do interesse do Cruzeiro mantê-los. Entretanto, as negociações para tirá-los do clube paranaense pode ser complicada.

Segundo o diretor executivo de futebol, Pedro Martins, a gestão chefiada por Ronaldo Fenômeno trabalha com os planos de ter um grupo enxuto.

A gente não quer trabalhar com mais de 26 jogadores, por exemplo, porque o nosso objetivo é investir em qualidade, e não em quantidade. A gente quer ter os jogadores certos para as funções certas.

Pedro Martins

Lênin Franco abre o jogo e explica atuação de Ronaldo na busca de parceiros para o Cruzeiro

Cruzeiro
Foto: Reprodução/Itatiaia

Nesta última terça-feira (22), o diretor de negócios do Cruzeiro, Lênin Franco, participou do Podcast Cabuloso, do canal do jornalista Samuel Venâncio, no Youtube. Lênin foi contratado pela equipe de gestão de Ronaldo Fenômeno e falou sobre a questão da realidade dos patrocínios do clube celeste, além do “efeito Ronaldo” e toda a parte positiva em ter alguém tão influente como o ex-jogador na gestão do clube mineiro.

Confira abaixo, em tópicos, o que o diretor de negócios da Raposa falou sobre as duas pautas:

PATROCÍNIOS

“Não foi a primeira vez que eu tô vivendo essa situação (de antecipação de receitas). Dificulta muito. Às vezes você tem um contrato que não foi bem negociado, mas não porque negociavam mal, mas porque a gente não pode tirar o contexto. O que atrapalha não é o vender barato. No caso do Cruzeiro, tem contratos que foram feitos pelas necessidades que o clube passou. O que atrapalha é a forma como o contrato foi amarrado, às vezes o contrato é de muito tempo, às vezes não dá opção de saída, de flexibilidade de chegar patrocinador… isso dificulta mais. Mas é um trabalho de corpo a corpo”.

Lênin Franco

“Eu acho que tem duas coisas importantes. Uma é o fato de a gente ter como patrocinador master o Supermercados BH, na figura do Pedrinho, que é um cara que não tem uma vírgula pra se dizer o quanto que ele apoia e se doou pelo clube. E ele tem o entendimento que ele quer o melhor pro clube. Se o melhor pro clube for vir outra empresa e ele abrir mão daquele espaço e ir pra outra, ele topa. Isso já é um ponto importante.

O segundo é o fato de a gente ter a credibilidade que a gente já construiu no mercado, além de ter uma figura com o Ronaldo, o engajamento do torcedor, faz com que as empresas consigam enxergar diferente. A gente tem que usar isso a nosso favor no mercado. O Cruzeiro vendia isso por X, mas não é mais aquele Cruzeiro. Já tive situação de empresa procurar pra ofertar um patrocínio de quando ela fala o valor, eu falo que é melhor nem continuar o papo. Precisa entender o tamanho desse processo”.

Lênin Franco

EFEITO RONALDO

“(A relação de patrocinadores e parceiros) muda, sem sombra de dúvida. Porque o Ronaldo tem um carimbo de credibilidade. E esse carimbo é muito importante pro mercado. Além disso, a gente entra no modelo de SAF, que é um modelo que a gente não trabalha com tempo determinado, que é outra coisa muito importante.

Eu vivi clube de futebol sempre com o fim da gestão como limite. E era aquela agonia. Quando chega no final da gestão, as pessoas não sabem se ficam, se vão ser demitidas, quem é o novo presidente, como é que ele pensa. Eu acho que isso também contribui muito pro mercado dizer assim ‘eu prefiro investir aqui, que tem continuidade, do que outro clube, que tem modelo associativo’ e somado ao fato de ter Ronaldo, muda muito a forma como o mercado olha o Cruzeiro”.

Lênin Franco