Nesta última terça-feira (22), o diretor de negócios do Cruzeiro, Lênin Franco, participou do Podcast Cabuloso, do canal do jornalista Samuel Venâncio, no Youtube. Lênin foi contratado pela equipe de gestão de Ronaldo Fenômeno e falou sobre a questão da realidade dos patrocínios do clube celeste, além do “efeito Ronaldo” e toda a parte positiva em ter alguém tão influente como o ex-jogador na gestão do clube mineiro.
Confira abaixo, em tópicos, o que o diretor de negócios da Raposa falou sobre as duas pautas:
PATROCÍNIOS
“Não foi a primeira vez que eu tô vivendo essa situação (de antecipação de receitas). Dificulta muito. Às vezes você tem um contrato que não foi bem negociado, mas não porque negociavam mal, mas porque a gente não pode tirar o contexto. O que atrapalha não é o vender barato. No caso do Cruzeiro, tem contratos que foram feitos pelas necessidades que o clube passou. O que atrapalha é a forma como o contrato foi amarrado, às vezes o contrato é de muito tempo, às vezes não dá opção de saída, de flexibilidade de chegar patrocinador… isso dificulta mais. Mas é um trabalho de corpo a corpo”
.Lênin Franco
“Eu acho que tem duas coisas importantes. Uma é o fato de a gente ter como patrocinador master o Supermercados BH, na figura do Pedrinho, que é um cara que não tem uma vírgula pra se dizer o quanto que ele apoia e se doou pelo clube. E ele tem o entendimento que ele quer o melhor pro clube. Se o melhor pro clube for vir outra empresa e ele abrir mão daquele espaço e ir pra outra, ele topa. Isso já é um ponto importante.
O segundo é o fato de a gente ter a credibilidade que a gente já construiu no mercado, além de ter uma figura com o Ronaldo, o engajamento do torcedor, faz com que as empresas consigam enxergar diferente. A gente tem que usar isso a nosso favor no mercado. O Cruzeiro vendia isso por X, mas não é mais aquele Cruzeiro. Já tive situação de empresa procurar pra ofertar um patrocínio de quando ela fala o valor, eu falo que é melhor nem continuar o papo. Precisa entender o tamanho desse processo”.
Lênin Franco
EFEITO RONALDO
“(A relação de patrocinadores e parceiros) muda, sem sombra de dúvida. Porque o Ronaldo tem um carimbo de credibilidade. E esse carimbo é muito importante pro mercado. Além disso, a gente entra no modelo de SAF, que é um modelo que a gente não trabalha com tempo determinado, que é outra coisa muito importante.
Eu vivi clube de futebol sempre com o fim da gestão como limite. E era aquela agonia. Quando chega no final da gestão, as pessoas não sabem se ficam, se vão ser demitidas, quem é o novo presidente, como é que ele pensa. Eu acho que isso também contribui muito pro mercado dizer assim ‘eu prefiro investir aqui, que tem continuidade, do que outro clube, que tem modelo associativo’ e somado ao fato de ter Ronaldo, muda muito a forma como o mercado olha o Cruzeiro”.
Lênin Franco
Cruzeiro divide com Corinthians e Flamengo, pódio de maiores públicos acumulados

O Cruzeiro arrastou uma multidão de torcedores na sua campanha da Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo números da CBF, a Raposa foi o terceiro clube que mais levou torcedores na temporada 2022 no futebol brasileiro. Para ter ideia da quantidade, o time celeste só ficou atrás dos dois times de maiores torcidas no Brasil: Flamengo e Corinthians.

A soma da CBF é valido pelas competições nacionais organizadas pela entidade, que no caso são as quatro séries do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Nesse contexto, a Raposa levou, ao todo, 860.706 torcedores presentes em seus jogos, ficando atrás apenas do Flamengo, com 1.315.556 de presentes, e o Corinthians, com 946.910 torcedores. O clube mineiro ficou na frente de grandes clubes, como o Fluminense, com 756.667, e o São Paulo, com 745.830.
Consequentemente, a arrecadação em bilheterias também foi destaque. O Cruzeiro ficou em quarto lugar, com R$ 32.041.331,87 no acumulado, ficando atrás de Flamengo (R$ 72.406.886,00), Corinthians (R$ 60.784.316,86) e São Paulo (R$ 38.174.284,00).
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.