Foi definida na tarde desta segunda-feira (24), a fórmula de disputa do Campeonato Mineiro de 2023, em arbitral da Federação Mineira de Futebol (FMF) com a presença de representantes dos 12 clubes. A principal alteração é que os times serão divididos em três grupos, com quatro times em cada.
Conforme divulgado pela FMF, serão oito rodadas na primeira fase. Logo, as equipes enfrentam apenas adversários das outras fases, e avançam os líderes e o segundo melhor geral.
Logo depois, será disputado um triangular para definir os rebaixados, com os três piores na disputa. As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como a grande final, que também será em dois jogos, diferentemente deste ano, quando a decisão ocorre em apenas um confronto no Mineirão, entre Atlético e Cruzeiro.
Em suma, o Campeonato Mineiro de 2023 será disputado por 12 clubes: América, Athletic, Galo, Caldense, Cruzeiro, Democrata-GV, Democrata-SL, Ipatinga, Patrocinense, Pouso Alegre, Tombense e Villa Nova.
Veja como ficou o chaveamento:
Grupo A
– Atlético
– Athletic
– Villa Nova
– Pouso Alegre
Grupo B
– América
– Caldense
– Patrocinense
– Democrata-SL
Grupo C
– Cruzeiro
– Democrata-GV
– Tombense
– Ipatinga
URGENTE! Cruzeiro e Mineirão avançam nas negociações para firmarem acordo para 2023; saiba detalhes

O Cruzeiro vem tentando entrar em acordo com o Mineirão para um possível acordo bom para as duas partes no futuro. Diante disso, segundo informações da Itatiaia, as partes estão perto de firmar um acordo.
A ideia da proposta é reduzir o número de parceiros e uma possível divisão de novas receitas. “Ou seja, aumentam o bolo e ambas as instituições ganham mais”, disse uma fonte consultada pela reportagem da Itatiaia.

Ainda segundo a informação, a expectativa é que o acordo seja firmado em breve pelas partes. O Cruzeiro já buscava melhorias na relação com o estádio desde a chegada de Ronaldo e seus gestores.
As partes até o momento não falam nada sobre o assunto. Entretanto, nos bastidores, muito se fala dos projetos interessantes já discutidos entre as partes para a temporada 2023, que marca o retorno do Cruzeiro a primeira divisão.
Veja mais notícias do Cruzeiro, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Cruzeiro Esporte Clube.