Você tomaria? Jogador que não se vacinar pode ser demitido ou ser proibido de jogar futebol

Mesmo com alguma resistência por parte do presidente, o Brasil agora segue a orientação da ciência e toma o mesmo caminho de vários países pelo mundo. Porém, algumas pessoas não querem se vacinar. Trazendo para o futebol, algumas pessoas começaram a lançar um questionamento. E se um atleta recusar a imunização, ele pode ser punido? A resposta é sim. 

O jogador do Sport, ou de qualquer outro clube, não tem o direito de não querer se imunizar, mas corre o risco de perder o emprego e de ser proibido de exercer a atividade profissional.

Isso já está estabelecido pela CBF? Não. Por isso o esporte precisa adotar um protocolo que exija a vacinação, assim como já cobra testes dos atletas para ver se estão ou não contaminados pelo Coronavírus. Mas claro que o esporte terá que acompanhar as etapas do processo nacional de imunização. 

O tema foi trazido pelo advogado Mauricio Corrêa da Veiga na sua coluna, batizada de Lei em Campo. Ele lembra que “o próprio STF afirmou que a vacinação compulsória não significa vacinação forçada, porquanto facultada sempre a recusa do usuário.” A OMS sempre reforçou a necessidade de campanhas de conscientização sobre a importância da imunização, já que tomar a vacina é um ato de consciência, muito mais do que uma imposição do Estado.